O que o médico gastro faz?

Sumário

Na medicina existem diferentes tipos de profissionais que se especializam em cuidados relacionados especificamente com algumas áreas da saúde do paciente. Entre esses profissionais existe o gastroenterologista, que é um médico especializado em doenças de toda a área gastrointestinal, podendo tratar grande parte das enfermidades que afetam o esôfago, estômago, intestinos e outras partes do sistema digestivo. Agora, vamos detalhar as principais áreas de atuação do gastro.

Conheça o gastro:

Popularmente conhecido apenas como gastro, o gastroenterologista é um profissional que atua de diferentes formas, fazendo o acompanhamento de pacientes que tenham alguma doença recorrente no aparelho digestivo, tratando de doenças pontuais e até mesmo atendendo em casos de emergência. 

Apesar de tratar especificamente da área gastrointestinal do paciente, grande parte dos médicos que trabalham como gastroenterologista  possuem áreas de especialização mais específicas, como o proctologista que é especializado em doenças relacionadas ao reto e o hepatologista que possui um conhecimento mais amplo sobre o fígado. Além das especialidades mencionadas anteriormente, existem outras áreas em que o médico gastroenterologista pode se especializar.

QUAIS AS PRINCIPAIS DOENÇAS TRATADAS PELO GASTRO?

As doenças mais comuns tratadas pelos gastroenterologistas são:

Doença do refluxo gastroesofágico: É uma doença causada pelo refluxo (“vazamento”) do ácido e/ou outros componentes presentes no estômago em direção ao esôfago. Quando ocorre esse refluxo, a pessoa pode apresentar sintomas como azia e queimação no tórax.

Gastrite e úlcera gástrica: A gastrite crônica é a inflamação da mucosa do estômago causada pela agressão repetida por agentes diversos, como a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) ou pelo uso de anti-inflamatórios. 

Síndrome do intestino irritável: A síndrome do intestino irritável (SII) é uma disfunção funcional do intestino provocado por uma inflamação das vilosidades intestinais. A síndrome do intestino irritável também causa distúrbio na mobilidade e nos estímulos intestinais, prejudicando as contrações e a digestão.

Doenças do fígado – Hepatite, esteatose hepática e cirrose: A esteatose hepática ou gordura no fígado é um exemplo de doença causada pelos maus hábitos, como sedentarismo e dieta rica em gordura, carnes vermelhas e alimentos processados e pobre em vegetais, cereais integrais e proteínas magras. 
As hepatites (A, B e C) são infecções mais comuns e podem ser agudas ou crônicas.

Já a cirrose é quando as lesões no fígado causam cicatrizes tão grandes que acabam causando a perda da função, podendo levar à falência total do órgão. 

Doença inflamatória intestinal: A Doença Inflamatória Intestinal (DII) é, na verdade, um grupo de doenças intestinais inflamatórias crônicas autoimunes. O termo reúne basicamente a Doença de Crohn e a colite ulcerativa. Essas doenças têm sido mais diagnosticadas nos últimos anos e podem ser causadas por fatores genéticos, modificação da microbiota e até o aumento da permeabilidade do intestino. 

Intolerância à lactose: A intolerância à lactose acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma lactase, a enzima responsável por quebrar o açúcar presente no leite e seus derivados. Sem esse processo, o organismo tem dificuldades em digerir o açúcar, fazendo com que o paciente tenha cólicas, gases e diarreia, entre outros sintomas.

Quando procurar o gastroenterologista?

Muitas das doenças relacionadas ao aparelho digestivo, costumam contar com poucos ou nenhum sintoma, sendo assim, é importante ficar atento e procurar o médico gastroenterologista assim que os primeiros sinais começarem a aparecer. Pessoas que possuem histórico de doenças gastrointestinais, devem fazer um acompanhamento preventivo, com exames frequentes e consultas regulares, garantindo que a doença seja diagnosticada ainda nos estágios iniciais.

Entre os principais sintomas que podem ser levados em consideração na hora de consultar um médico gastro, estão:

  • Queimação frequente depois de consumir algum tipo de  alimento: a azia está relacionada com diversas doenças do aparelho digestivo, e pode ser o primeiro indicativo de uma doença mais grave;
  • Dores agudas na região do abdome: elas podem estar associadas com diferentes problemas intestinais, incluindo o câncer de fígado;
  • Olhos amarelados: podem representar outros problemas no fígado, incluindo hepatite, ou cirrose, duas doenças que se não tratadas corretamente, contribuem para a formação de tumores na região;
  • Eructação: Arrotos frequentes podem ser sinal de alguns problemas gastrointestinais;
  • Desconforto e dores no estômago: podem indicar problemas digestivos mais sérios e por isso devem ser investigados o quanto antes.
  • Má digestão: Vários problemas podem causar indigestão e dependendo do grau do desconforto deve ser investigado.
  • Estufamento abdominal: O estufamento e a distensão abdominal quando acompanhados de dores abdominais, cólicas ou algum outro sintoma, é recomendado procurar um médico imediatamente.
  • Alterações intestinais (diarréia ou constipação): São sintomas comuns em diversas doenças, como a Síndrome do Intestino Irritável.
  • Sangramento nas fezes: Pode indicar a presença de doenças, principalmente se acompanhada de outros sintomas, ao observar sangue ou escurecimento das fezes, procure um médico.

Essas são apenas alguns dos sintomas que podem indicar que você deve consultar um gastroenterologista .

Quais os exames que o Gastroenterologista faz?

Os médicos especializados no aparelho digestivo, podem solicitar uma série de diferentes exames para determinar o diagnóstico do paciente, alguns dos principais deles são:

  • Retossigmoidoscopia;
  • Halimetria;
  • Endoscopia Digestiva Alta;
  • Manometria Esofágica;
  • Impedanciophmetria Esofágica Prolongada;
  • Testes de Hidrogênio Expirado;
  • Colonoscopia;
  • Phmetria Esofágica.

É importante que os exames sejam realizados de maneira adequada e em locais de confiança, garantindo que o diagnóstico fornecido pelo resultado seja correto.

Para quem procura gastroenterologista em Florianópolis, pode contar com a Clínica Gástrica Usuy, que conta com uma equipe de médicos especializados em gastroenterologia, além de realizar diversos exames relacionados a toda área gastrointestinal.

Entre em contato agora mesmo, conheça nossos especialistas e marque sua consulta.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Foto de Dr. Eduardo Nobuyuki Usuy Junior
Dr. Eduardo Nobuyuki Usuy Junior

CRM 9541 | RQE 6057 | RQE 7515
Endoscopista e Gastroenterologista
Proprietário da Gástrica Usuy Clínica Médica. Graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialização pela Universidade Estadual Paulista UNESP.

Atendimento pelo WhatsApp