Gastrite crônica é a inflamação da mucosa do estômago que ocorre após agressão por agentes diversos, como a bactéria Helicobacter pylori, ou pelo uso de anti-inflamatórios. Na maioria das vezes, a gastrite crônica não provoca sintomas nos pacientes acometidos.
É bastante comum as pessoas confundirem gastrite com dispepsia, que causa dor de estômago, digestão difícil, empachamento, inchaço abdominal após as refeições, eructações e náuseas.
A dispepsia tem inúmeras causas, como:
- úlcera gástrica ou duodenal,
- doença do refluxo gastroesofágico,
- neoplasia gástrica,
- doença celíaca,
- intolerância alimentar,
- parasitose intestinal,
- entre outras.
Apesar de inúmeras doenças causarem tais sintomas, a maioria dos pacientes apresenta dispepsia funcional. Esse termo médico é conhecido popularmente por “gastrite nervosa”.
A fisiopatologia da dispepsia funcional não está totalmente esclarecida, mas alterações na contração e na dilatação do estômago durante as refeições e sensibilidade dolorosa aumentada estão presentes nesses pacientes.
Fatores agravantes da dispepsia funcional:
- hábitos alimentares inadequados,
- como refeições volumosas,
- longas horas de jejum
- e preferência por alimentos gordurosos,
- doces concentrados
- e condimentos fortes,
- além de fatores psicossociais (estresse, depressão e ansiedade) .
Dessa maneira, é muito importante consultar um gastroenterologista para confirmar o correto diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. A automedicação não é recomendada, pois pode ocorrer o alívio dos sintomas e consequente atraso do diagnóstico da doença.
Por César Lazzarotto
Gastroenterologia CRM 13901 / RQE 9818
Endoscopia CRM 13901 / RQE 11076
Referências:
OUSTAMANOLAKIS, P.; TACK, J. Dyspepsia organic versus functional. In: Clin Gastroenterol, 2012.
CAMILLERI, M. et al. Pharmacological and pharmacokinetic aspects of functional gastrointestinal disorders. Gastroenterology, 2006.
CARPENTER, H. A.; TALLEY, N. J. Gastroscopy is incomplete without biopsy: clinical relevance of distinguishing gastropathy from gastritis. Gastroenterology, 1995.
SCHILIOMA; EISIG. Tratado de Gastroenterologia: da graduação à pós-graduação. Rio de Janeiro: Atheneu, 2011.