A Doença Inflamatória Intestinal (DII) representa um grupo de patologias intestinais inflamatórias crônicas. O termo reúne basicamente a Doença de Crohn e a colite ulcerativa. Essas doenças têm sido mais diagnosticadas nos últimos anos e podem ser causadas por fatores genéticos, modificação da microbiota e até o aumento da permeabilidade do intestino.

Os pacientes que são diagnosticados com a Doença Inflamatória Intestinal normalmente relatam ter diarreia com sangue, emagrecimento e cólicas persistentes. Por se tratar de sintomas vagos, muitas pessoas adiam a procura pelo médico e isso pode atrasar o diagnóstico em anos.

Quando a Doença Inflamatória Intestinal está em um estágio avançado, pode ser necessário realizar uma cirurgia de emergência. Além disso, se não tratada a DII pode causar anemia, problemas hormonais e osteoporose.

 

Assista ao vídeo com o dr. André Hofstaetter, da Usuy Clínica Médica.

A doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma inflamação do trato gastrointestinal, afetando, na maior parte dos casos, o inferior do intestino delgado e o intestino grosso. Normalmente ela causa diarreia, cólica e sangramento nas fezes. O paciente pode perder apetite e peso.

Atualmente os medicamentos para a Doença de Chron reduzem a inflamação e controlam os sintomas. Entretanto, ainda não se descobriu a cura para essa situação.

 

Colite ulcerativa

Já a colite ulcerativa é uma doença inflamatória que se caracteriza pela inflamação da camada superficial do cólon, no intestino grosso. Os sintomas são muito parecidos com a doença de Crohn, com diarreia, sangramento nas fezes e dor abdominal.

Apesar das duas doenças terem sintomas muito parecidos, a colite ulcerativa afeta apenas o cólon, enquanto a doença de Crohn atinge, na maior parte dos casos, o intestino delgado e o grosso.

Para diagnosticar a doença, o médico pode solicitar exames como a colonoscopia, ressonância magnética e exames de fezes e de sangue.

 

Doença Inflamatória Intestinal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *