Pacientes que precisam realizar exames com regularidade para acompanhar doenças intestinais podem se beneficiar do ultrassom intestinal. Por ser um procedimento simples e rápido, o médico pode indicá-lo, especialmente para pacientes pediátricos e gestantes que não podem – ou devem evitar – a exposição a exames com radiação.
Pesquisas recentes mostram que a efetividade do ultrassom intestinal está muito conectada ao monitoramento em tempo real de doenças como a DII (Doença Inflamatória Intestinal), que exige cuidado e a realização constante de exames, no caso o ultrassom intestinal, permite que médico e paciente tenham total controle sobre o estágio da doença.
Veja também: Câncer de estômago e infecção por H. pylori: estudo mostra correlação
Razões para acompanhar a DII com ultrassom intestinal
A Doença Inflamatória Intestinal não tem cura. Sensações como barriga estufada, dor no abdômen e diarreia constante são alguns indícios de DII.
Após o diagnóstico, o tratamento correto é essencial para que o paciente tenha qualidade de vida. E esse acompanhamento é essencial e, dependendo do caso, pode ser recomendado pela equipe médica o exame de ultrassom intestinal como maneira de averiguar a progressão da doença.
O ultrassom permite que o médico avalie com precisão como está a doença, garantindo uma efetividade maior do tratamento.
Por se tratar de uma doença que não tem cura, a DII precisa ser acompanhada no detalhe. Afinal, se o paciente está com a indicação incorreta do tratamento, a evolução do quadro pode levar a sangramentos crônicos, diarreia e anemia.
Veja também: Onde fazer exame de halitose? Conheça a Gástrica Usuy
Ultrassom do intestino para pacientes em acompanhamento regular
Como mencionamos anteriormente, o ultrassom do intestino é uma alternativa a exames mais complexos. Especialmente quando pensamos em pacientes pediátricos e gestantes.
Além de não submeter os pacientes a anestesias e à radiação de alguns tipos de exames, o ultrassom do intestino ainda carrega benefícios como:
- Exame mais rápido: o paciente fica em torno de meia hora na clínica para a realização;
- De forma geral, não há um preparo específico para o ultrassom do intestino. Dependendo do caso, o médico pode solicitar uma dieta leve;
- Trata-se de um exame indolor: o paciente permanece durante todo o tempo deitado e um gel é aplicado na sua barriga para facilitar que o equipamento deslize e permita a visualização do intestino;
- O exame não é invasivo e o paciente vai para casa sem qualquer tipo de orientação após a realização.
Leia mais: Saúde intestinal: Alerta para os mitos de internet
Quando realizar um ultrassom do intestino?
O seu médico gastroenterologista é quem poderá solicitar a realização do ultrassom do intestino. Da mesma forma, é ele quem vai determinar se há necessidade de realização regular do exame para acompanhamento da DII ou de outras doenças intestinais.
Se você tem a indicação do ultrassom de intestino, conte com a Clínica Gástrica Usuy. Nossos especialistas estão aptos à realização do exame com segurança e com resultados rápidos para que você não precise interromper o tratamento.
Agende agora mesmo o seu ultrassom do intestino pelo WhatsApp da Usuy.