• Home
  • >
  • Saúde
  • >
  • Ultrassom do intestino: por que ele é recomendado para o acompanhamento contínuo de doenças gastrointestinais

Ultrassom do intestino: por que ele é recomendado para o acompanhamento contínuo de doenças gastrointestinais

Ultrassom do intestino
Sumário

Pacientes que precisam realizar exames com regularidade para acompanhar doenças intestinais podem se beneficiar do ultrassom intestinal. Por ser um procedimento simples e rápido, o médico pode indicá-lo, especialmente para pacientes pediátricos e gestantes que não podem – ou devem evitar – a exposição a exames com radiação. 

Pesquisas recentes mostram que a efetividade do ultrassom intestinal está muito conectada ao monitoramento em tempo real de doenças como a DII (Doença Inflamatória Intestinal), que exige cuidado e a realização constante de exames, no caso o ultrassom intestinal, permite que médico e paciente tenham total controle sobre o estágio da doença. 

Veja também: Câncer de estômago e infecção por H. pylori: estudo mostra correlação 

Razões para acompanhar a DII com ultrassom intestinal
Razões para acompanhar a DII com ultrassom intestinal.

Razões para acompanhar a DII com ultrassom intestinal

A Doença Inflamatória Intestinal não tem cura. Sensações como barriga estufada, dor no abdômen e diarreia constante são alguns indícios de DII. 

Após o diagnóstico, o tratamento correto é essencial para que o paciente tenha qualidade de vida. E esse acompanhamento é essencial e, dependendo do caso, pode ser recomendado pela equipe médica o exame de ultrassom intestinal como maneira de averiguar a progressão da doença. 

O ultrassom permite que o médico avalie com precisão como está a doença, garantindo uma efetividade maior do tratamento. 

Por se tratar de uma doença que não tem cura, a DII precisa ser acompanhada no detalhe. Afinal, se o paciente está com a indicação incorreta do tratamento, a evolução do quadro pode levar a sangramentos crônicos, diarreia e anemia. 

Veja também: Onde fazer exame de halitose? Conheça a Gástrica Usuy

ultrassom do intestino

Ultrassom do intestino para pacientes em acompanhamento regular

Como mencionamos anteriormente, o ultrassom do intestino é uma alternativa a exames mais complexos. Especialmente quando pensamos em pacientes pediátricos e gestantes. 

Além de não submeter os pacientes a anestesias e à radiação de alguns tipos de exames, o ultrassom do intestino ainda carrega benefícios como:

  • Exame mais rápido: o paciente fica em torno de meia hora na clínica para a realização;
  • De forma geral, não há um preparo específico para o ultrassom do intestino. Dependendo do caso, o médico pode solicitar uma dieta leve;
  • Trata-se de um exame indolor: o paciente permanece durante todo o tempo deitado e um gel é aplicado na sua barriga para facilitar que o equipamento deslize e permita a visualização do intestino;
  • O exame não é invasivo e o paciente vai para casa sem qualquer tipo de orientação após a realização. 

Leia mais: Saúde intestinal: Alerta para os mitos de internet

Quando realizar um ultrassom do intestino
Quando realizar um ultrassom do intestino?

Quando realizar um ultrassom do intestino?

O seu médico gastroenterologista é quem poderá solicitar a realização do ultrassom do intestino. Da mesma forma, é ele quem vai determinar se há necessidade de realização regular do exame para acompanhamento da DII ou de outras doenças intestinais. 

Se você tem a indicação do ultrassom de intestino, conte com a Clínica Gástrica Usuy. Nossos especialistas estão aptos à realização do exame com segurança e com resultados rápidos para que você não precise interromper o tratamento. 

Agende agora mesmo o seu ultrassom do intestino pelo WhatsApp da Usuy. 

ultrassom do intestino
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Picture of Dr. Eduardo Nobuyuki Usuy Junior
Dr. Eduardo Nobuyuki Usuy Junior

CRM 9541 | RQE 6057 | RQE 7515
Endoscopista e Gastroenterologista
Proprietário da Gástrica Usuy Clínica Médica. Graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialização pela Universidade Estadual Paulista UNESP.

Atendimento pelo WhatsApp