
Sentir a barriga inchada e dura e ter a impressão de que o abdômen está
constantemente estufado é um incômodo bastante comum. Além do desconforto, esse problema traz, ainda, uma preocupação estética. Afinal, ninguém se sente bem com a barriga marcando a roupa.
Nem sempre, o inchaço na barriga é sinônimo de sobrepeso ou obesidade. Muitas vezes, ele é somente o reflexo de uma série de maus hábitos e pode ser corrigido com algumas mudanças simples na rotina.
Antes de tratar das causas e saber o que fazer para diminuir a sensação de
desconforto causada pela distensão abdominal, é importante ressaltar a
importância de buscar ajuda médica sempre que houver dor ou outro sintoma persistente.
CAUSAS DE INCHAÇO NA BARRIGA
Em geral, barriga inchada e desconforto abdominal são sinais de má digestão, que pode causar gases; má alimentação (dieta pobre em fibra); e grande quantidade de alimentos ingeridos em uma refeição. Porém, a distensão abdominal pode ser sintoma de alguma doença ou intolerância alimentar, como:
- Síndrome do intestino irritável;
- Intolerância à lactose;
- Intolerância à frutose;
- Super crescimento bacteriano no intestino delgado;
- Reações a determinados medicamentos;
- Ascite (acúmulo anormal de líquidos);
- Cistos ou tumores abdominais;
- Doença celíaca;
- Insuficiência pancreática;
- Constipação intestinal.
5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL
1 – Coma mais frutas e verdura
Incluir vegetais frescos e, de preferência in natura (quando possível) na dieta ajuda na digestão e no funcionamento do organismo.
2 – Beba mais água
A água auxilia no processo digestivo. O ideal é se manter sempre bem hidratado, em pequenas porções, evitando tomar muita água durante ou após as refeições – essa quantidade varia de acordo com o organismo, com o nível de atividade de cada pessoa e com as condições climáticas.
3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases
O excesso de gases é uma das causas mais comuns de inchaço e dores
abdominais. Por mais estranho que possa parecer, há muitas pessoas que dão entrada em pronto-socorro por causa de dores causadas por gases.
Na lista de alimentos e bebidas que podem provocar gases, estão: refrigerantes, cervejas e outras bebidas gaseificadas; feijão; queijo; carne vermelha; alimentos processados. O ideal é reduzir o consumo desses alimentos e bebidas e evitar ingeri-los em uma mesma refeição.
4 – Coma mais fibra
Além dos vegetais, é importante colocar outros alimentos ricos em fibra no
cardápio. Troque pães e massas feitos com farinha refinada pela versão integral, que ajuda a regular o intestino, evitando a sensação de estufamento na barriga.
5 – Faça exercícios físicos diariamente
Atividades físicas devem ser realizadas todos os dias, por pelo menos 30
minutos. Preferencialmente intercalar as atividades aeróbicas, como caminhadas e ciclismo com exercícios de resistência muscular, como musculação e pilates.
Se as dores e inchaços na barriga persistirem mesmo após essas mudanças,
procure um médico!
Estou com abdômen muito inchado..como pouco, tenho intolerância a lactose, gostaria de diminuir o abdômen..tenho muita azia e refluxo..preciso emagrecer…
Leia essa matéria: https://gastrica.com.br/como-perder-barriga-com-o-balao-intragastrico/
tenho os mesmos sintomas, se souber de algo me avise prfvr.
Maria, assim como você sofria de tudo isso. Há uma semana comecei uma dieta para controlar o refluxo, indicada pela nutricionista. Estou me sentindo a pessoa mais feliz do mundo! Resolve mesmo!
Estou com estufamento a dias. Tenho uma boa alimentação, sou magra e mesmo se estiver de jejum, a barriga parece de grávida. Não sinto nenhuma dor, mas esteticamente esta me afetando muito.
A distensão abdominal pode ter várias causas, a mais comum é constipação intestinal. Assista os vídeos que eu falo sobre isso: youtube.com/c/dreduardousuyjr Marque uma consulta se não melhorar após seguir as recomendações dos vídeos.
Sinto muita dor abdominal e inchaço as vezes acompanhadas de vometor dor latejante e muito forte
Olá, Carlene, sentir dor assim não é normal. Se não melhorar mesmo com as dicas do artigo, procure um médico especialista! Segue o link de um vídeo que pode te ajudar também: https//youtu.be/2KEpU48whAs
Jaqueline Cristina, você resolveu seu problema? Também sou magra e quando chega noite mesmo sem comer nada a barriga e estômago estão estufados. Obrigada por responder.
Estou com sintomas parecidos aos relatados aqui… muitos tem dito que se caracteriza como sequela da covid 19 ou mesmo a água que estamos bebendo. Tenho comido pouco, faco exercícios físicos e bebi bastante água. É bem desconfortável
Bom dia meu nome é Renaldo tenho 50 anos meu abdômen fica duro e inchado não tenho dor mas é muito desconfortável , que BB posso fazer?
Estou com o abdomen superior inchado, estou sentindo náusea, desconforto, sensação de cheio, ânsia de vômito, até ao beber água me sinto mal.
Isso não é normal, marque uma consulta, talvez precisará de exames. Veja como consultar por vídeo: https://youtu.be/Pgc52BhNGM4
Olá, também estou assim. Você descobriu o que é?
Tenho esteatose leve, mas tomo fenitoína de 100mg 2×por dia, há 23 anos. O que vc me indica fazer? Por favor me ajude. Tenho uma distensão abdominal, muito forte, a barriga fica enorme e dura, mas não sinto dor. Por favor me oriente, não sei mais que exames fazer, qual remédio tomar. Já passei em várias especialista, mas ninguém descobre. Obrigada.
A senhora precisa ser avaliada por um especialista. Analisar todos os exames que já foram feitos, sintomas, histórico, etc. Marque uma consulta por vídeo com um dos médicos da nossa equipe: https://gastrica.com.br/telemedicina/
Ola tive problemas de intestino a 1 mes barriga incho derrepente tive muitos gases refluxo e dor no peito e pontadas na barriga.
Em 1 semana melhorei, agora a minha barriga continua inchada parece de grávida e tenho que toma cha para ir no banheiro.
Sinto mechidas na barriga e não estou gravida e me sinto muito inchada.
Olá, Carla. Se você ainda não tiver melhorado, procure um médico especialista, não perca tempo.
Olá alguns dias estou com dores abdômen sensação inchado náuseas e dores fortes barriga parecendo que estão impressionado boca estômago
Olá, Fernando. Sentir dor é sempre um sinal de alerta do nosso corpo… Agende uma consulta com um médico especialista! https://usuy.guardasaude.com.br/agendamento-online/#/login
Ja tomei diversos remédios nada resolve
Olá, Luiz Augusto. É importante marcar uma consulta com um médico especialista para avaliar o seu caso!
A muito tempo q sinto um incômodo da barriga ela fica muito inchada sinto ima dor leve como fosse cólica e tbm sem apetite pra comer algo incomodando minha respiração ñ sei oq isso por favor me ajude.
Olá, Valcicleia. Entendemos e lamentamos a sua preocupação… Infelizmente não é possível diagnosticar sem uma avaliação prévia. Se as dicas do post não ajudaram a diminuir o estufamento e desconforto abdominal, por favor, agende uma consulta com um médico especialista: https://usuy.guardasaude.com.br/agendamento-online/#/login. Não perca tempo!
Olá boa tarde! Estou com sensação de estufamento na barriga a bastante tempo. Parece que comi muito, só que não. Me causa vários mal estar. Não sei o que fazer
Olá, Lucimar. Tente seguir as dicas do artigo e veja se há melhora, caso os sintomas persistam, agende uma consulta com um médico especialista: https://usuy.guardasaude.com.br/agendamento-online
O que adianta deixar comentários se não em respostas
Olá, Adalgiso. Tentamos responder a todos, mas, infelizmente, o número de pessoas comentando em nossas redes é muito grande, então o tempo de resposta pode variar um pouco. Agradecemos o seu interesse em nosso conteúdo, que tal conhecer o canal do Youtube também? https://www.youtube.com/c/DrEduardoUsuyJr/videos
Tambem estou na mesma situação muito acúmulo de gases não consigo solta barriga fica inchada toda dolorida e sofro de mais com isso , me ajude pfv
Olá Sra Nadia!
As dicas para amenizar esse desconforto que foram descritas no artigo, podem ajudar. Obrigado
Olá. Independente do alimento que eu coma, após, fico com um estufamento muito grande, ânsia de vômito (chega a subir na garganta, quase me engasgo as vezes) e dores fortes na barriga. Essa dor não é permanente, direta, sinto ela todos os dias mas, vai e volta. Sobre o estufamento, as vezes ele fica tão desconfortável que acabo ficando cansada como se tivesse ocorrido, parece que atrapalha o diafragma ou pulmão.
Não cortei o café porque preciso dele de certa forma, a minha pressão normal é 10/60, quando não tomo um café forte ela cai para 80/50 (Sempre foi assim as quedas de pressão, descobri isso em 2017.)
Infelizmente no posto de saúde só me mandam fazer exames de sangue e nada consta. A médica diz que se eu sentir muita dor devo ir em uma emergência mas as dores não são permanentes. A sensação é como se tivesse uma corda amarrada na cintura, sendo apertada. Depois ela passa. O que devo fazer nesse caso?
Bom dia Sra Isabel!
O mais indicado, devido as suas dores, seria procurar um médico gastroenterologista para fazer uma investigação mais detalhada dessa sua dor crônica.
Aqui no meu canal tem um vídeo informativo que explica um pouco sobre o assunto. https://www.youtube.com/watch?v=2KEpU48whAs
Se preferir, é só entrar no nosso agendamento online e marcar uma consulta de avaliação.
Obrigado pelo contato!
Oi, estou com a sensação de barriga pesada a dias, mas só acontece à noite. Não como nada, recomendaram alimentação leve, mas ainda sinto o desconforto. É muito ruim, poderia me dizer o que é isso?
Olá sra Maria! Não podemos diagnosticar o que a sra tem baseado apenas no seu comentário. A sra deve passar em consulta comum médico para seja feita uma avaliação mais detalhada. Obrigado
Olá! Gostaria de tirar uma dúvida, se possível. Algumas semanas atrás tive infecção urinária e, além disso, minha barriga pareceu estar inchada e pesada. Fiz exame de urina após o uso do antibiótico prescrito pelo médico urologista. No exame, não foi constatado nenhuma bactéria, porém continuo urinando com frequência e minha barriga continua estar inchada e pesada, inclusive algumas vezes sinto um pouco de dificuldade ao respirar. Esses sintomas apenas melhoram quando repouso, deitada. Gostaria de saber se a partir dos sintomas descritos haveria algum diagnóstico para o meu caso. Desde já, agradeço pela atenção.
Olá Beatriz! O ideal é passar por uma consulta médico, pois somente assim pode ser dado algum diagnóstico ou solicitar exames para investigar mais detalhadamente. Realizamos atendimento por telemedicina, e o agendamento pode ser feito clicando aqui .