Sentir a barriga inchada e dura e ter a impressão de que o abdômen está
constantemente estufado é um incômodo bastante comum. Além do desconforto, esse problema traz, ainda, uma preocupação estética. Afinal, ninguém se sente bem com a barriga marcando a roupa.

Nem sempre, o inchaço na barriga é sinônimo de sobrepeso ou obesidade. Muitas vezes, ele é somente o reflexo de uma série de maus hábitos e pode ser corrigido com algumas mudanças simples na rotina.

Antes de tratar das causas e saber o que fazer para diminuir a sensação de
desconforto causada pela distensão abdominal, é importante ressaltar a
importância de buscar ajuda médica sempre que houver dor ou outro sintoma persistente.

CAUSAS DE INCHAÇO NA BARRIGA

Em geral, barriga inchada e desconforto abdominal são sinais de má digestão, que pode causar gases; má alimentação (dieta pobre em fibra); e grande quantidade de alimentos ingeridos em uma refeição. Porém, a distensão abdominal pode ser sintoma de alguma doença ou intolerância alimentar, como:

  • Síndrome do intestino irritável;
  • Intolerância à lactose;
  • Intolerância à frutose;
  • Super crescimento bacteriano no intestino delgado;
  • Reações a determinados medicamentos;
  • Ascite (acúmulo anormal de líquidos);
  • Cistos ou tumores abdominais;
  • Doença celíaca;
  • Insuficiência pancreática;
  • Constipação intestinal.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

1 – Coma mais frutas e verdura

Incluir vegetais frescos e, de preferência in natura (quando possível) na dieta ajuda na digestão e no funcionamento do organismo.

2 – Beba mais água

A água auxilia no processo digestivo. O ideal é se manter sempre bem hidratado, em pequenas porções, evitando tomar muita água durante ou após as refeições – essa quantidade varia de acordo com o organismo, com o nível de atividade de cada pessoa e com as condições climáticas.

3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases

O excesso de gases é uma das causas mais comuns de inchaço e dores
abdominais. Por mais estranho que possa parecer, há muitas pessoas que dão entrada em pronto-socorro por causa de dores causadas por gases.
Na lista de alimentos e bebidas que podem provocar gases, estão: refrigerantes, cervejas e outras bebidas gaseificadas; feijão; queijo; carne vermelha; alimentos processados. O ideal é reduzir o consumo desses alimentos e bebidas e evitar ingeri-los em uma mesma refeição.

4 – Coma mais fibra

Além dos vegetais, é importante colocar outros alimentos ricos em fibra no
cardápio. Troque pães e massas feitos com farinha refinada pela versão integral, que ajuda a regular o intestino, evitando a sensação de estufamento na barriga.

5 – Faça exercícios físicos diariamente

Atividades físicas devem ser realizadas todos os dias, por pelo menos 30
minutos. Preferencialmente intercalar as atividades aeróbicas, como caminhadas e ciclismo com exercícios de resistência muscular, como musculação e pilates.

Se as dores e inchaços na barriga persistirem mesmo após essas mudanças,
procure um médico!

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