Conhecer os tipos de fezes é uma forma de cuidar da própria saúde, uma vez que elas podem falar muito sobre o funcionamento do nosso sistema digestivo.
Entretanto, sabemos que dar descarga após evacuar é um gesto automático para a maioria das pessoas, mas ter o hábito de observar diariamente as fezes pode ser bem positivo.
Porém, nessa observação é que começam a surgir as dúvidas: o que pode ser sangue nas fezes, fezes amareladas, fezes em pedaços esfarrapados, fezes em fita, fezes esverdeadas, fezes com catarro (muco)? Qual tipo de fezes é normal? A seguir, a equipe da Clínica Gástrica Usuy, apresenta os principais pontos a serem observados e as possíveis explicações. Acompanhe.
Resumo do conteúdo:
- Observar as fezes é uma forma de monitorar a saúde do sistema digestivo, com diferentes características indicando possíveis problemas;
- A frequência normal de evacuação varia por indivíduo, mas alterações constantes podem requerer consulta médica;
- As fezes podem ter diversos formatos e cores; por exemplo, fezes em fita podem indicar estreitamento intestinal e fezes esverdeadas podem ser causadas por alta ingestão de vegetais verdes;
- Presença de sangue, muco, ou vermes nas fezes pode indicar problemas sérios, como hemorroidas, síndrome do intestino irritável ou parasitoses, respectivamente;
- Melhorar a digestão pode ser alcançado através de hábitos saudáveis, como consumo adequado de fibras e água, exercícios regulares e gerenciamento de estresse. Alterações persistentes nas fezes devem ser consultadas com um médico.
Com qual frequência é normal evacuar?
Cada pessoa tem um hábito diferente, o mais importante é observar as alterações. Se o seu intestino mudar sem motivo, por mais de duas semanas, procure o seu médico para investigar.
A frequência das evacuações varia de acordo com a idade e os hábitos de cada pessoa. O ideal é defecar sem desconforto e se sentir aliviado após sair do banheiro Porém, cada organismo é único, então é ideal que haja uma constância, ou seja, se você sempre evacua duas ou três vezes por dia, esse é o seu padrão.
Tipos de fezes: O que é considerado normal e anormal?
As fezes normais tem as seguintes características:
- Formato de salsicha ou banana;
- Não necessitam de esforço para a evacuação;
- Não são ressecadas, nem amolecidas;
- Evacuação rápida e com alívio imediato;
- Em frequência maior que 3x por semana e menor de 3x ao dia;
- Sem a presença de sangue.
A imagem a seguir nos dá alguns parâmetros para entender melhor o que pode ser considerado normal. Confira:
Tipos de fezes e seus significados:
- Fezes tipos 1 e 2 indicam trânsito intestinal lento, tendência à constipação e alimentação pobre em fibras;
- Fezes tipos 3, 4 são aceitáveis, sendo o tipo 4 o mais saudável e ideal;
- Fezes tipo 5 pode ser sinal de trânsito intestinal acelerado, alimentação rica em carboidratos e gorduras, merecem atenção principalmente se não apresentarem bordas definidas e boiarem;
- Fezes tipo 6 e 7 são consideradas diarreia, sinais de trânsito intestinal acelerado, prejudicando a absorção de água e nutrientes. Pessoas que apresentam fezes desses tipos devem procurar um médico.
Assista a este vídeo para entender melhor os tipos de fezes:
Leia também o artigo: 10 Conselhos Médicos Para Acabar Com o Intestino Preso
Fezes em fita e fezes finas
Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino.
As causas podem ser várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes). Marque uma consulta médica para investigar, principalmente se esta mudança é recente e persistente.
Tipos de fezes escurecidas e esverdeadas
O organismo produz uma substância chamada bilirrubina que dá a coloração marrom nas fezes.
Em algumas situações, a passagem do bolo fecal no intestino pode estar acelerado e não há tempo para que as fezes humanas concentrem a cor marrom escura. Nesses casos, a alimentação fica mais evidente, especialmente se houver grande consumo de vegetais verdes escuros ou vermelhos. Isso pode mudar o tipo de cocô e as fezes podem aparecer com a cor alterada.
Veja também: Fezes amarelas ou esverdeadas? Saiba o que a cor do cocô pode indicar sobre a saúde
Tipos de fezes com sangue
Na maioria das vezes, o sangramento vem de veias dilatadas no ânus, chamadas de hemorroidas, mas existem várias outras causas. Esse é um sintoma que sempre deve motivar a marcação de uma consulta com seu médico. Confira mais informações no vídeo:
Tipos de fezes com catarro ou muco
A presença de muco nas fezes é um sintoma comum da síndrome do intestino irritável. Isso ocorre quando o órgão é mais sensível, no entanto, não há risco de doenças graves.
Mas também pode significar que há uma inflamação ou infecção no organismo. Alterações desse tipo nas fezes humanas podem significar uma maior quantidade de secreção normal e pode estar presente independentemente do formato das fezes.
O médico poderá prescrever um tratamento específico ou solicitar exames para investigar melhor.
Vermes nas fezes
Na maioria das vezes que as pessoas percebem vermes nos tipos de fezes, na verdade são fibras e restos de alimentos mal digeridos.
Entretanto, as verminoses ou parasitoses intestinais são doenças muito comuns, especialmente em lugares onde há más condições de saneamento básico ou higiene.
Os sintomas podem ser leves e vagos, como desconforto abdominal; até intensos, como cansaço e falta de ar por causa de anemia em casos mais graves. O ideal é fazer um exame de fezes específico para identificar o parasita e usar o medicamento específico.
Veja também: O que provoca hemorroidas? Conheça os 5 maus hábitos que podem causar
Fezes em pedaços esfarrapados ou esfarelando
Quando a quantidade de água está aumentada ou o ritmo do intestino está acelerado, as fezes podem não ter um formato definido e saírem pastosas ou em pedaços.
Nesses casos, as pessoas percebem as fezes esfareladas, cocô mole ou fezes com pedaços de alimentos.
Se essa alteração durar pouco tempo, a causa pode ter sido uma infeção ou intoxicação passageira ou os alimentos ingeridos podem influenciar na composição das fezes.
Entretanto, se houve uma mudança no tipo de fezes e você percebe um cocô fino, fezes granuladas, fezes porosas, fibrosas picotadas, achatadas, presença de alimentos nas fezes ou pedaços de folhas, e esta alteração persiste, isso pode ser sinal de que você precisa de um tratamento.
Algumas situações podem se manifestar com esses sintomas:
- Intolerâncias alimentares (comumente à lactose);
- Doença celíaca;
- Doenças inflamatórias intestinais;
- Câncer de intestino.
Em caso de dúvidas, procure seu médico ou agende uma consulta por vídeo com um especialista da nossa equipe.
Veja também: Você Sofre Com Barriga Inchada E Estufamento?
5 dicas para melhorar o funcionamento do intestino
Além de conhecer os tipos de fezes e entender melhor o que pode ser considerado normal ou anormal, também é importante aprender o que pode melhorar o funcionamento intestinal. Confira bons hábitos nesse sentido:
- Aumente a quantidade de fibras na alimentação;
- Ingira mais água, mantenha a urina sempre de cor clara;
- Faça trinta minutos de exercícios físicos diariamente;
- Reduza o estresse, ansiedade e outras alterações emocionais;
- Não adie a ida ao banheiro, evacue sempre que sentir vontade.
Essas mudanças na rotina podem te ajudar a ter uma digestão mais saudável e equilibrada. Porém, se apesar disso você ainda notar que os tipos de fezes vêm sendo alterados ao longo dos dias, com a presença de dor e desconforto, procure ajuda médica.
Assim é possível detectar a causa do problema e investir em um tratamento mais assertivo. E lembre-se, aqui na Gástrica Usuy, especialista em Endoscopia em Florianópolis, nós estamos à disposição para te atender da melhor forma possível!