Dar descarga após evacuar é um gesto automático para a maioria das pessoas, mas ter o hábito de observar diariamente as fezes pode auxiliar a identificar alterações no sistema digestivo e até mesmo doenças.

Nesta observação é que começam a surgir as dúvidas: o que pode ser sangue nas fezes, fezes amareladas, fezes em pedaços esfarrapados, fezes em fita, fezes esverdeadas, fezes com catarro (muco)? Qual tipo de fezes é normal? A seguir, vamos falar dos principais pontos a serem observados e as possíveis explicações. 

Dr. Eduardo Usuy Jr, médico gastroenterologista CRM-SC 9514

EVACUAR COM QUAL FREQUÊNCIA É NORMAL?

A frequência das evacuações varia de acordo com a idade e os hábitos de cada pessoa. O ideal é defecar diariamente, e que haja uma constância, ou seja, se você sempre evacua duas ou três vezes por dia, esse é o seu padrão. Alterações do tipo de fezes, especialmente na frequência, devem ser investigadas, assim como longos períodos ou repetições de constipação, o famoso “intestino preso”.

Algumas medidas podem melhorar o funcionamento do intestino:

– Aumente a quantidade de fibras na alimentação;

– Ingira mais água, mantenha a urina sempre de cor clara;

– Faça trinta minutos de exercícios físicos diariamente;

– Reduza o estresse, ansiedade e outras alterações emocionais;

– Não adie a ida ao banheiro, evacue sempre que sentir vontade.

QUAIS TIPOS DE FEZES SÃO NORMAIS?

A imagem a seguir nos dá alguns parâmetros para entender melhor o que pode ser considerado normal. Acompanhe. 

post-usuy-janeiro--fezes-quadro (2)

Tipos de fezes e seus significados:

– Fezes tipos 1 e 2 indicam trânsito intestinal lento, tendência à constipação e alimentação pobre em fibras.

– Fezes tipos 3, 4 são aceitáveis, sendo o tipo 4 o mais saudável e ideal.

– Fezes tipo 5 pode ser sinal de trânsito intestinal acelerado, alimentação rica em carboidratos e gorduras, merecem atenção principalmente se não apresentarem bordas definidas e boiarem.

– Fezes tipo 6 e 7 são consideradas diarreia, sinais de trânsito intestinal acelerado, prejudicando a absorção de água e nutrientes. Pessoas que apresentam fezes desses tipos devem procurar um médico.

FEZES EM FITA E FEZES FINAS

Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem se várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes). Marque uma consulta médica para investigar, principalmente se esta mudança é recente e persistente.


FEZES AMARELAS, VERDE OU VERMELHAS

O organismo produz uma substância chamada bilirrubina que dá a coloração marrom nas fezes. Em algumas situações, a passagem do bolo fecal no intestino pode estar acelerado e não há tempo para que as fezes humanas concentrem a cor marrom escura. Nesses casos, a alimentação fica mais evidente, especialmente se houver grande consumo de vegetais verdes escuros ou vermelhos. Isso pode mudar o tipo de cocô e as fezes podem aparecer com a cor alterada.

[LEIA MAIS: Saiba o que a cor do cocô pode indicar sobre sua saúde]

FEZES COM SANGUE

Na maioria das vezes, o sangramento vem de veias dilatadas no ânus, chamadas de hemorroidas, mas existem várias outras causas. Esse é um sintoma que sempre deve motivar a marcação de uma consulta com seu médico.

FEZES COM CATARRO OU MUCO

A presença de muco nas fezes é um sintoma comum da síndrome do intestino irritável. Isso ocorre quando o órgão é mais sensível, no entanto, não há risco de doenças graves. Mas também pode significar que há uma inflamação ou infecção no organismo. Alterações desse tipo nas fezes humanas podem significar uma maior quantidade de secreção normal e pode estar presente independentemente do formato das fezes. O médico poderá prescrever um tratamento específico ou solicitar exames para investigar melhor.

VERMES NAS FEZES

Na maioria das vezes que as pessoas percebem vermes nas fezes, na verdade são fibras e restos de alimentos mal digeridos. Entretanto, as verminoses ou parasitoses intestinais são doenças muito comuns, especialmente em lugares onde há más condições de saneamento básico ou higiene.

Os sintomas podem ser leves e vagos, como desconforto abdominal até intensos, como cansaço e falta de ar por causa de anemia em casos mais graves. O ideal é fazer um exame de fezes específico para identificar o parasita e usar o medicamento específico.

FEZES EM PEDAÇOS ESFARRAPADOS OU ESFARELANDO

Quando a quantidade de água está aumentada ou o ritmo do intestino está acelerado, as fezes podem não ter um formato definido e saírem pastosas ou em pedaços. Nestes casos, as pessoas percebem as fezes esfareladas, cocô mole ou fezes com pedaços de alimentos. Se essa alteração durar pouco tempo, a causa pode ter sido uma infeção ou intoxicação passageira ou os alimentos ingeridos podem influenciar na composição das fezes.

Entretanto, se houve uma mudança no tipo de fezes e você percebe um cocô fino, fezes granuladas, fezes porosas, fibrosas picotadas, achatadas, presença de alimentos nas fezes ou pedaços de folhas, e esta alteração persiste, isso ser sinal que precisa de um tratamento. Algumas situações podem se manifestar com esses sintomas: intolerâncias alimentares (comumente à lactose), doença celíaca, doenças inflamatórias intestinais e até câncer de intestino.

Procure seu médico ou agende uma consulta por vídeo com um especialista de nossa equipe.


Marque uma consulta agora por vídeo

com um especialista da Clínica Gástrica Usuy.

Agende uma consulta – gastrica.com.br/telemedicina


30 opiniões sobre “O que os tipos de fezes podem dizer sobre sua saúde?”

  1. Após alimentação, com frequência ocorrem cólicas estomacais (queimação), gases, e seguido de diarréia bem amarela. Após isso posso me alimentar novamente e dificilmente ocorre de novo. Nunca acontece pela manhã e dificilmente ao meio dia, inclusive ao meio dia sempre vou ao banheiro antes de almoçar e as fezes aparentemente saem normais. Já fiz testes com a mesma alimentação ao meio dia e a noite. A noite após jantar ocorreu cólicas estomacais, gases e diarréia.
    Isso já vem ocorrendo a muitos anos, as crises ocorrem por uns 30 dias, passam e ocorrem novamente após uns 3 meses… Já consultei com gastro, fiz endoscopia, colonoscopia, lactose, tomografia abdom total. Apenas identificado pequenas formações diverticulares.

  2. Olá, tenho sentido mal estar, barriga muito inchada. E hoje quando fui evacuar minhas fezes que ultimamente são bolinhas soltas, hoje estavam interligadas como um cordão. Eram várias bolas com formato irregular e unidas numa espécie de cordão fibroso de uns 15 cm. Tentei separá-las com um objeto e senti resistência, mas consegui. Estou muito assustada. O que pode ser?

  3. Fábio, todo sangramento nas fezes precisa ser investigado. Na maioria das vezes não há gravidade, hemorroidas e pequenos vasos sanguíneos frágeis em pacientes que fizeram radioterapia para câncer de próstata são causas comuns. Mas você deve procurar o gastro ou proctologista.

  4. Vi que existem alguns tipos de médicos para tratar de problemas do intestino.
    Eu tinha consulta agendada pelo sus mas foi desmarcada devido a pandemia, gostaria de marcar uma consulta paga mas queria uma orientação sobre qual médico devo procurar.
    Meus maiores sintomas são: constipação e sinto que a evacuação foi uncompleta, fezes com muco, fezes em fita pequenas e esfareladas, diarreia conforme a foto 6 e tenho sintomas de intolerância a lactose.

    1. Comigo está acontecendo algo que está me deixando preocupado. Sempre meu intestino funcionou como um reloginho. Sempre ia ao banheiro todo os dias no mesmo horário. De repente, do nada meu intestino parou de funcionar. Fiquei até 7 dias sem evacuar e só conseguia depois de tomar laxante. Nunca tive isso antes. Isso começou a acontecer exatamente 1 dia depois que comecei a tomar Naproxeno.

    1. Olá, se o esposo da sra estiver consumindo um número maior de vegetais verdes escuros pode naturalmente alterar a coloração das fezes, porém se ele está apresentando algum desconforto deverá passar por avaliação mais detalhada para poder diagnosticar e tratar.
      Ele pode agendar uma consulta por vídeo para não ter que sair de casa durante a pandemia, através desse link https://usuy.guardasaude.com.br/agendamento-online/#/login
      Temos uma equipe de especialistas que pode atendê-lo. Estamos à disposição.

  5. Boa tarde, depois de 4 dias sem fazer coco hoje estive sentado mais de 30 minutos e ao fim saiu um cocó muito grande e grosso , devo ficar preocupado ??

  6. Boa tarde doutor faz 1 mes que estou sentindo dor constante meio barriga boca estomago esse começo de ano eu fiz exame gastrico deu. Gastriste leve ai agora perecebi que minhas fezes estao sempre mole odor forte extranho tipo enchofre e percebi tambem que este mesmo odor esta surgindo em meu suor tonturas por favor que devo fazer

  7. Ola. Ultimamente ando tendo dores na boca do estômago que vai de um lado para o outro.andei tendo cólicas.e comecei i mais vezes no banheiro.andei perdendo o aptite,tendo desânimo.e estou emagrecendo.as dores NN são muito forte mais elas vem e vai. Quando eu abaixo parece q tem alguma coisa sendo apertada a baixo do peito.
    Oq pode ser.
    E sem falar nas fezes esfarelando.eu estou preocupado

  8. Tive câncer de intestino a 3 anos e estou a algumas semanas fazendo cocô pastoso estou preucupa não conseguir marca o retorno com meu oncologista ainda

  9. Ola, semana passada tive diarreia e notei a presença de muco e sangue nas fezes, na evacuação seguinte as fezes estavam normais porem com presenca de muco e sangue tambem. Estou tomando remedio para emagrecer e tenho me alimentado mal pode ser esse o motivo ou devo procurar um medico ?

    1. Fezes com sangue nunca são normais. Os medicamentos não causam sangramento, mas se elas fezes estavam ressecadas podem ter machucado. Não perca tempo e procure seu médico.

  10. Olá eu sinto muita dor abdominal minhas fezes sai amareladas tenho que fazer muita força pra sair as fezes muita flutulencia e arrotos frequentes o que pode ser

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *