Tratamento Stretta para refluxo por endoscopia

Realizado sob sedação através de endoscopia, sem cirurgia ou internação.
É uma terapia minimamente invasiva para tratamento de Doença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE), utilizando o equipamento Stretta, com aplicação de energia por radiofrequência no esôfago. O objetivo é reduzir o refluxo, diminuir os sintomas e evitar o uso de medicamentos.

O procedimento dura cerca de uma hora e permite o retorno às suas atividades diárias no dia seguinte. Realizado em uma única aplicação, os efeitos são mantidos a longo prazo.

Os dados científicos indicam que Stretta em mais de 40 estudos clínicos não foram relatadas complicações e em 25.000 procedimentos provou ser uma opção de tratamento segura e eficaz.
De acordo com um artigo de revisão da Sociedade Americana de Cirurgiões Gastrointestinais e Endoscópicos (SAGES) publicado em maio de 2017:
“Com base nas evidências existentes, o Stretta melhora significativamente a pontuação de qualidade de vida relacionada à saúde, azia, incidência de esofagite e acidez esofágica em pacientes com DRGE, mas não aumenta a pressão basal do esfíncter esofágico inferior. Além disso, diminui o uso de medicamentos em cerca de 50%. A eficácia do procedimento pode diminuir ao longo do tempo, mas efeitos persistentes foram descritos até 10 anos após o procedimento. Stretta é mais eficaz do que os me dicamentos IBPs, mas menos do que a cirurgia de fundoplicatura.”

PARA QUEM É INDICADO?

O terapia com Stretta é indicado para os pacientes que sofrem da Doença do Refluxo, insatisfeitos com o tratamento clínico (que inclui a utilização de medicamentos), que não podem ou não querem se submeter ao tratamento cirúrgico.

Este procedimento não consta no rol da ANS para cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Eduardo Nobuyuki Usuy Jr

Dr. Eduardo Nobuyuki Usuy Jr

GASTROENTEROLOGIA
CRM 9541|RQE 6057
ENDOSCOPIA
CRM 9541|RQE 7515

CURRÍCULO RESUMIDO

Endoscopista e Gastroenterologista
Diretor da Sociedade Brasileira da Endoscopia Digestiva (SOBED)
Membro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)
Membro da Associação de Endoscopia Bariátrica (ABE) da Associação Americana de Endoscopia (ASGE)
Membro da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (ABESO)
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)

ÁREA DE ATUAÇÃO

Exames de endoscopia digestiva alta e baixa (colonoscopia), com ênfase em Endoscopia Bariátrica (balão intragástrico para emagrecimento, acompanhamento após cirurgia bariátrica, plasma de argônio para tratar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica).

Ficou interessado? Entre em contato:

Para facilitar o nosso contato com você.