Tratamentos

Fundoplicatura Endoscópica em Florianópolis e São José

Fundoplicatura Endoscópica Procedimento para Doença do Refluxo Gastroesofágico

Pacientes da Grande Florianópolis que têm DRGE ou apresentam os sintomas e gostariam de entender se o procedimento de fundoplicatura endoscópica pode ser recomendado para seus casos, a Clínica Gástrica Usuy tem profissionais aptos para realizar a técnica. 

Trata-se de um procedimento específico autorizado aos gastroenterologistas e, em Florianópolis e São José, pode ser realizado com total segurança pela Gástrica Usuy.

O que você precisa saber sobre a fundoplicatura endoscópica (TIF)?

  • A fundoplicatura endoscópica não envolve cortes, trata-se de um procedimento realizado por meio de endoscopia;
  • O aparelho TIF reforça arecria válvula entre o esôfago e estômago e isso aumenta garante auma barreira contra o refluxo;
  • A recuperação é mais rápida e menos dolorosa se comparada às cirurgias tradicionais para combater a DRGE.

Quem pode ser beneficiado pela fundoplicatura endoscópica?

Pacientes que já passaram por diversos tratamentos para a Doença do Refluxo Gastroesofágico e não tiveram sucesso com antiácidos e medicamentos inibidores de bomba de prótons podem receber a recomendação de um tratamento a partir da fundoplicatura endoscópica. 

O médico gastroenterologista é quem pode indicar o método, considerado por pesquisas, uma das melhores alternativas para aliviar os sintomas da DRGE. 

A fundoplicatura endoscópica reforça a junção entre o final do esôfago e o a primeira partetopo do estômago. Pacientes que têm DRGE apresentam fraqueza nesta estrutura, o que permite que o ácido estomacal volte para o estômago, causando desconforto. 

Como é realizado o procedimento de fundoplicatura endoscópica?

Antes de realizar um procedimento de fundoplicatura endoscópica o gastroenterologista precisa realizar uma avaliação completa do paciente com o objetivo de se certificar que este será o melhor método para o tratamento. 

Entre os exames que podem ser solicitados estão:

  • Esofagagrama: que consiste em tirar radiografias do esôfago enquanto o paciente engole;
  • Endoscopia: para uma análise precisa do esôfago;
  • Exame de pHmetria esofágica: para entender o conteúdo ácido dentro do esôfago do paciente;
  • Manometria esofágica: para medir a atividade muscular no esôfago. 

A partir dos resultados o médico será capaz de indicar o procedimento de fundoplicatura endoscópica. Se a decisão for pela técnica, o paciente será submetido a uma endoscopia em que o gastroenterologista utilizará o dispositivo para reparar ou recriar a válvula entre o esôfago e estômago para que esta se torne uma barreira contra o refluxo ácido. 

Diferentemente de uma cirurgia comum, no procedimento de fundoplicatura endoscópica não há qualquer tipo de corte. Por causa disso, a recuperação torna-se muito mais rápida e com menos desconforto ao paciente. 

Hérnia de Hiato é um impeditivo para a fundoplicatura endoscópica?

Uma das análises que o médico precisará fazer é sobre a presença de uma hérnia de hiato no estômago. Essa condição contribui para os sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico. 

Por meio de um exame endoscópico prévio à indicação do procedimento será identificado o tamanho da Hérnia de Hiato. Se ela não for superior for inferior a 2 centímetros, poderá ser reparada durante a fundoplicatura endoscópica. No caso de hérnias maiores, estas precisarão passar por um procedimento laparoscópico antes da TIF. 

Como o paciente se prepara para o procedimento TIF?

O médico gastroenterologista fará toda a orientação ao paciente sobre como se preparar para a fundoplicatura endoscópica. De forma geral, todos os medicamentos utilizados serão revisados pelo médico para entender se devem ser mantidos em suas dosagens.

Além disso, uma dieta específica com relação ao consumo de bebidas e alimentos deverá ser orientada pelo gastroenterologista. 

Ao chegar na clínica o paciente será preparado pela equipe técnica. O procedimento de endoscopia é realizado com anestesia geral e também poderão ser administrados analgésicos, relaxantes musculares, antibióticos e antieméticos (remédios para enjoo). Todos esses medicamentos serão controlados pelo médico para a melhor recuperação do paciente. 

Todo o procedimento tem duração de 45 minutos a 60 minutos e, assim que o paciente retorna da anestesia pode ir para casa para realizar a sua recuperação. É possível que algumas pessoas tenham desconfortos como dores de garganta ou dor no peito motivadas pelos dispositivos da endoscopia. 

Quais os benefícios de realizar a fundoplicatura endoscópica?

De acordo com pesquisas, as taxas de sucesso do procedimento chegam a 80%. Na prática, isso significa que os pacientes têm alívio imediato aos sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). 

Pelos benefícios e por ser um procedimento de baixo risco, o procedimento é altamente indicado. Se você quer reduzir os sintomas da DRGE e deseja conhecer se essa técnica é indicada para o seu caso, procure os profissionais da Clínica Gástrica Usuy em Florianópolis e São José.

Fundoplicatura Endoscópica Procedimento para Doença do Refluxo Gastroesofágico
Contato da Clínica Gástrica Usuy

Contate-nos através do WhatsApp abaixo.

Horário de Atendimento Unidade Florianópolis
Segunda a Sexta das 07h30 às 21h
Sábados das 07h30 às 12h30
Horário de Atendimento Unidade São José
Segunda a Sexta das 07h30 às 18h30
Sábados das 07h30 às 12h30
Envie sua mensagem

Fale conosco através do formulário. Retornaremos o mais breve possível.

Atendimento pelo WhatsApp