Sempre que o assunto é “hábitos saudáveis”, cuidar da hidratação com a ingestão regular de água pura é uma das dicas mais importantes. Isso porque o corpo humano de uma pessoa adulta saudável é composto de cerca de 70% de água, líquido fundamental para que as reações físico-químicas do organismo aconteçam corretamente.
No entanto, engana-se quem pensa que água sempre faz bem. Como qualquer outra substância em excesso, a água também pode ser prejudicial. Em alguns casos, pode até colocar a saúde em risco.
Para tirar suas dúvidas a respeito de como, quando e quanto se deve tomar de água, explicamos alguns mitos e verdades sobre o assunto.
Afinal, existe um jeito certo ou errado de tomar água?
Podemos dizer que há momentos em que a ingestão de água não é recomendada e outros em que ela é indicada. O ideal é manter o hábito de beber água regularmente, ao longo do dia.
Conheça alguns mitos e verdades sobre beber água!
Faz mal tomar água antes de dormir?
VERDADE
Exceto quando for necessário tomar um copo de água para engolir um comprimido, não é indicado ingerir água (nem outro líquido) logo antes de dormir.
A água pode fazer com que você precise levantar para fazer xixi (até mais de uma vez por noite), prejudicando a qualidade do sono – o que pode refletir no rendimento nas atividades do dia seguinte.
Além disso, durante o sono, nossos órgãos funcionam mais lentamente, como se estivessem em “stand by”. Assim, o funcionamento dos rins fica mais lento, e a filtragem do sangue pode ser prejudicada, fazendo com que mais toxinas circulem pelo organismo. Essa também é a causa do inchaço matinal, principalmente das mãos e dos pés, comum em muitas pessoas.
Devo beber muita água quando pratico atividades físicas?
MENTIRA
Embora a sede aumente quando realizamos exercícios físicos, principalmente atividades aeróbicas, é preciso ter cuidado, pois a água em excesso pode afetar a quantidade de eletrólitos (que são eliminados no suor e precisam ser repostos), causando tontura e dor de cabeça.
Durante o exercício, o excesso de água também pode provocar sobrecarga do coração, prejudicando o rendimento e colocando a saúde em risco.
O ideal é beber até 500 ml de água cerca de duas horas antes de iniciar a prática esportiva, cerca de 100 ml a cada 20 minutos e 500 ml na hora seguinte à prática. Mas essas orientações devem ser avaliadas para cada pessoa, dependendo de fatores como temperatura, umidade e tipo de esporte.
Atletas de alto rendimento devem ingerir bebidas isotônicas para repor os eletrólitos.
Tenho que tomar água mesmo sem sentir sede?
VERDADE
A sede é um dos sintomas da primeira fase da desidratação. Isso significa que se você sente sede, seu organismo já está com o nível de água abaixo do ideal.
Por isso, é importante ter alguns horários pré-fixados para tomar água antes que o corpo peça um copo d’água.
Beber água gelada é bom para emagrecer
MENTIRA
O gasto energético que o organismo tem para deixar um copo de água na temperatura correta para a absorção se chama termogênese. Esse é um processo que consome cerca de cinco calorias por copo de água. Ou seja: para emagrecer desse modo, seria necessário beber centenas de litros de água todos os dias.
Se você quer perder peso de maneira efetiva e saudável, converse com o seu médico sobre a possibilidade de realizar tratamento com balão intragástrico.
Tomar água durante as refeições prejudica a digestão
VERDADE
Ingerir mais de 200 ml de qualquer líquido durante cada refeição atrapalha a digestão desde a mastigação – pois a comida “desce” para o estômago com a ajuda da bebida e não porque a mastigação foi eficiente.
Além disso, a água ainda pode prejudicar o funcionamento do estômago, porque dilui o suco gástrico, atrapalhando a capacidade de retirada e absorção dos nutrientes.
Para que isso não aconteça, beba um copo de água até 30 minutos antes das principais refeições.