Consulta médica por vídeo

Os atendimentos por telemedicina estão sendo oferecidos como medida de combate à epidemia do coronavírus. Ao fazer a consulta pela internet, médico e pacientes não serão expostos ao risco de contaminação. Além disso, menos atendimentos serão feitos nos pronto-socorros, reduzindo a sobrecarga do sistema de saúde.

Como funciona?

O paciente realiza o agendamento do dia e horário, como se fosse uma consulta presencial, então receberá um endereço eletrônico (link) para acessar a videoconferência com o médico.

A consulta por telemedicina é igual à consulta presencial?

Não. Sem o exame físico completo poder ser impossível do médico realizar um diagnóstico preciso. O atendimento não presencial poderá resolver muitas situações, bem como orientar e esclarecer o paciente para o melhor tratamento.

Porém, mesmo após o atendimento por telemedicina, o paciente poderá ser encaminhado para um pronto socorro, para que o tratamento possa ser realizado.

Quanto tempo dura o teleatendimento?

Em média 30 minutos, porém cada médico reservará o tempo necessário para o seu atendimento. Assim como nas consultas presenciais, cada atendimento é único e pode ocorrer algum atraso, tenha tolerância e saiba que em seguida o médico dedicará o tempo que for necessário para o seu atendimento.

Será possível fazer retorno?

Se o médico necessitar de outro encontro para concluir o atendimento, o retorno será agendado por telemedicina ou presencial, conforme cada caso.

Entenda a legislação sobre consulta médica e retorno: https://gastrica.com.br/consulta-e-retorno-medico-conheca-seus-direitos/

E a receita terá validade?

Sim, será enviada receita válida conforme a PORTARIA MS Nº467 de 2020.

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E poderei receber atestado médico?

Se o médico julgar necessário, ele emitirá documento de Atestado Médico válido, conforme a PORTARIA MS Nº467 de 2020. Em caso de necessidade de isolamento, serão fornecidos os documentos para o paciente e familiares, conforme a Portaria nº 356/GM/MS de 2020.

Será coberto por planos de saúde?

Sim.  A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) entende que as consultas à distância são de cobertura obrigatória a todos os beneficiários.

Para pacientes beneficiários de Postal Saúde e Saúde Saúde Caixa, o agendamento pode ser feito pelo site da clínica.

SulAmérica
Bradesco Saúde
One Health
Tempo Seguradora Saúde
Omint
Porto Seguro
Amil
Marítima Saúde
NotreDame Intermédica
Allianz
Careplus
Seguros Unimed

Os planos de livre escolha de profissionais tem cobertura e reembolso, na forma prevista no contrato. São eles:

Para os demais planos, o beneficiário deverá entrar em contato com a sua operadora de saúde, que deverá indicar um profissional para este tipo de atendimento.

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