Quem toma muitos comprimidos por dia ou faz uso de medicamentos em forma de comprimido ou cápsula há muitos anos provavelmente já engoliu esses remédios sem o auxílio de um pouco de água. Esse gesto, apesar de parecer simples e inofensivo, pode colocar sua saúde em risco.
Ao deglutir um comprimido somente com a saliva, ele pode não ser corretamente empurrado até o estômago e passar muito tempo em contato com a mucosa do esôfago, causando uma ferida que pode ocasionar problemas sérios, como dor, sangramento e até perfuração.
Por serem comprimidos muito pequenos, os anticoncepcionais são bastante fáceis de serem engolidos sem a ajuda da água, e muitas mulheres acabam fazendo isso regularmente. Nesses casos, em função do tamanho do comprimido, ele pode acabar sendo desviado pelas vias respiratórias e parando no pulmão, podendo causar uma pneumonia, além de, obviamente, uma gravidez indesejada.
Para que um medicamento faça o efeito esperado, é fundamental que ele seja tomado de acordo com a orientação médica, que, em geral, é a de um copo (250 ml) de água. No entanto, alguns medicamentos, como o alendronato – indicado no tratamento da osteoporose – é necessário ingerir o comprimido com um copo de água e não se deitar nos 30 minutos seguintes, para que a substância não “volte” até o esôfago.
É preciso observar, também, se o comprimido deve ser ingerido, pois há os comprimidos sublinguais – que devem ser colocados sob a língua e dissolvidos completamente na boca –; e os mastigáveis, que precisam ser bem mastigados antes de serem engolidos.
Posso engolir comprimido com refrigerante, café ou outra bebida?
Em geral, sucos, chás e até refrigerantes não interferem na medicação. No entanto, é possível que haja reações químicas. Como é praticamente impossível relacionar todas as bebidas a todos os princípios ativos para saber quais interagem negativamente, o ideal é que os remédios sejam tomados com água pura.
No caso dos antibióticos, é preciso ter ainda mais cuidado, pois o leite, por exemplo, pode alterar a eficácia do tratamento.
Posso engolir comprimido com bebidas alcoólicas?
Não. O álcool pode interagir com o medicamento, potencializando ou diminuindo seu efeito, além do risco de causarem alterações metabólicas ou, ainda, produzindo substâncias tóxicas, nocivas ao organismo. Medicamentos antibióticos, antidepressivos, ansiolíticos, anticoagulantes e insulina são ainda mais perigosos quando ingeridos com álcool.
Posso dissolver o conteúdo de uma cápsula na água?
Muitas pessoas dissolvem o conteúdo das cápsulas líquidas em água para facilitar a ingestão, principalmente ao administrá-lo a crianças ou idosos. Essa prática pode ser perigosa porque a cápsula tem a função de proteger as mucosas da boca e do esôfago, a fim de garantir a absorção correta, a eficácia e a ação do medicamento.
Qual o jeito certo de engolir um comprimido?
Como foi falado anteriormente, o certo é engolir os comprimidos com o auxílio de um copo de água pura, de preferência em pé ou sentado e evitar deitar-se imediatamente após a ingestão do medicamento. Quando não houver indicação na bula, espere ao menos 15 minutos antes de deitar.
Para pessoas com dificuldade de deglutição, há a possibilidade de solicitar ao médico outras formas de administração dos remédios (líquido ou injeção, por exemplo).