Orientações para Realização do Exame de PH-Metria Esofágica – Impedanciophmetria
O exame permite ao médico avaliar o refluxo (retorno) de material ácido (e não-ácido, no caso da impedanciopHmetria) do estômago para o interior do esôfago, monitorando o paciente por um período aproximado de 24 horas, utilizando uma sonda fina colocada através de uma das narinas e conectada a um gravador portátil. Permite diferenciar o refluxo ácido fisiológico (normal) do refluxo patológico (alterado) e correlacionar se os eventos cotidianos como alimentação, sono, posturas (em pé, deitado) e sintomas relatados (azia, regurgitação, tosse, pigarro, eructação, dor torácica entre outros), podem estar relacionados ao refluxo ácido.
O exame de Impedanciophmetria é desconfortável?
O desconforto da passagem da sonda é minimizado pela anestesia local (aplicado gel anestésico). Durante todo o período haverá um desconforto leve na altura da garganta. O exame é extremamente importante e o benefício à sua saúde supera qualquer desconforto.
Medicamentos em uso
Suspender com pelo menos 4 dias de antecedência, todos os medicamentos que esteja tomando para aliviar eventuais sintomas digestivos, por exemplo: omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol, esomeprazol, inzelm, cimetidina, famotidina e anti-ácidos – exceto se o médico solicitar que faça o exame tomando a medicação. No caso da impedanciopHmetria, pode ser indicado realizar o exame EM USO DOS MEDICAMENTOS. Neste caso, se certifique com o médico solicitante se o exame será feito COM ou SEM medicação.
Preparo
Sugerimos tomar banho antes do exame, pois durante as 24 horas do exame não poderá fazê-lo, sob risco de danificar o aparelho. Favor comparecer à clínica no dia e na hora marcada para o exame vestindo roupas de duas peças (camisa/blusa e calça/bermuda, para facilitar a fixação da sonda. EVITE VESTIDOS OU MACACÕES).
Jejum total de 4 horas (alimentos e líquidos)
Trazer exames realizados previamente (endoscopias, manometria e pHmetrias, laringoscopias).
Durante o exame:
- Ter sempre um relógio, uma caneta, e a folha de registro das ocorrências fornecida pela clínica junto com você, para realizar os registros necessários.
- Não ingerir alimentos muito quentes.
- Seguir alimentação normal.
Deverá anotar na “Folha de Registro das Ocorrências”, todas as vezes que
- Sentir algum SINTOMA tipo azia, queimação, dor no peito, líquido azedo na boca, tosse, engasgos, arrotos, crise de asma ou outro sintoma que achar importante mencionar;
- INGERIR alimentos ou líquidos (exceto água) registar somente o horário de início e término,
- Sempre que DEITAR, especificando o horário que deitou e que levantou;
- Tente ter um dia normal dentro das possibilidades. Faça as refeições habituais, reproduza os movimentos e atividades comuns do dia a dia.
Atenção: Não tomar banho e não deixar cair água no aparelho.
Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco.