Possivelmente, você já deve ter se perguntado o que é a aplicação de plasma de argônio e como ele pode ajudar no caso do reganho de peso pós-bariátrica.
Pensando nisso, a equipe da Clínica Usuy – Clínica Gastro em Florianópolis preparou este guia para você tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira e saiba mais!
Resumo do conteúdo:
- Plasma de argônio é um tratamento médico que utiliza uma corrente elétrica no gás argônio para reduzir a parte distal da estômago após cirurgia bariátrica;
- O procedimento cauteriza o tecido, tornando mais rígido e facilitando a realização da dieta;
- É indicado para pacientes com dilatação no estômago e reganho significativo de peso, após avaliação médica;
- O procedimento considerado minimamente invasivo, é realizado através de endoscopia digestiva;
- O tratamento pode ajudar a manter a dieta e emagrecer, juntamente com exercícios, acompanhamento psicológico e médico.
O Que É Plasma De Argônio?
O tratamento com plasma de argônio é um procedimento médico que utiliza um dispositivo especializado para gerar uma corrente elétrica através do gás argônio, resultando na produção de um plasma.
“Plasma”, nesse contexto, não se refere ao componente sanguíneo, mas sim ao quarto estado da matéria (os outros três sendo sólido, líquido e gasoso).
Quando certas condições de energia são aplicadas ao gás, ele se torna ionizado e conduz eletricidade, tornando-se plasma.
Com relação ao pós-bariátrico, o tratamento com argônio é usado para reduzir a cavidade estomacal e, consequentemente, maior adesão à dieta e menor ingestão calórica.
Isso porque, após uma cirurgia bariátrica tipo bypass gástrico, o estômago ou as conexões intestinais podem se alargar com o tempo, contribuindo para o reganho de peso.
Utilizando o plasma de argônio, pode-se cauterizar a região alargada. Após a cicatrização, o tecido se contrai e torna-se mais rígido. Consequentemente, isso pode manter o alimento mais tempo no estômago, ajudando a limitar a quantidade de comida e prolongar a saciedade.
Veja também: Posso beber depois de fazer endoscopia?
Quando É Indicado O Plasma De Argônio?
O tratamento com argônio é indicado para pacientes que apresentam dilatação na cavidade estomacal e têm reganho de peso significativo. Porém, nem todo caso de reganho resultará no tratamento. Veja quais critérios são levados em conta:
- A extensão da dilatação do estômago ou da anastomose;
- A quantidade de reganho de peso;
- A aderência do paciente às recomendações dietéticas e de atividade física;
- Outras condições médicas concomitantes.
Por conta dessas variáveis, é necessário passar por uma avaliação médica para detectar a viabilidade do tratamento no seu caso.
Agende seu tratamento de plasma de argônio em Florianópolis na Clínica Usuy. Conte com a nossa equipe nesse momento!
Como É Feito O Procedimento Plasma De Argônio?
O tratamento com argônio é uma técnica endoscópica minimamente invasiva, e que segue os passos abaixo:
1. Preparação Do Paciente
O paciente pode precisar fazer um jejum por algumas horas antes do procedimento para garantir que o estômago esteja vazio.
Além disso, é feita a administração de sedativos simples, para garantir que o paciente esteja relaxado e confortável durante o procedimento.
2. Introdução Do Endoscópio
Com o paciente dormindo, um tubo flexível com uma câmera na ponta, chamado endoscópio, é cuidadosamente inserido pela boca do paciente e avançado até o estômago.
Assim, durante o tratamento com argônio, a câmera permite que o médico visualize o interior do estômago em um monitor externo.
3. Aplicação Do Plasma De Argônio
Através do endoscópio, um cateter especializado que libera o gás argônio é introduzido.
O gás argônio é ionizado por uma corrente elétrica, formando o plasma de argônio. O médico aplica esse plasma na área-alvo (por exemplo, áreas dilatadas do estômago).
Quando o plasma entra em contato com o tecido, provoca pequenas lesões controladas para formar a estrutura mais rígida.
Veja também: Endoscopia: O que você deve saber antes de fazer o exame
4. Retirada Do Endoscópio
Uma vez que o tratamento com argônio é concluído, o endoscópio é retirado. Depois disso, o paciente geralmente passa um curto período de tempo em observação para garantir que não há complicações imediatas após o procedimento.
5. Recuperação E Acompanhamento
A recuperação é geralmente rápida, uma vez que estamos falando do tratamento com argônio que consiste em um procedimento minimamente invasivo.
No entanto, pode haver algumas recomendações ou restrições alimentares temporárias enquanto o estômago cicatriza. Além disso, em alguns casos, pode ser necessário passar por um acompanhamento médico.
Quantos Quilos Emagrece Com Plasma De Argônio?
O tratamento com argônio surgiu como uma excelente opção para pacientes que lidam com o desafio do reganho de peso após a cirurgia bariátrica.
Apesar de alguns os pacientes terem revertido até 80% do peso que foi readquirido, não é possível estimar a quantidade de peso que o paciente irá emagrecer.
O procedimento pretende aumentar a saciedade, porém o emagrecimento dependerá da alimentação do paciente.
No entanto, embora seja uma grande ajuda, o sucesso desse tratamento não se resume apenas na técnica em si. A garantia da perda de peso exige a combinação do procedimento com uma alimentação equilibrada e a prática consistente de exercícios físicos.
Além disso, seguir o acompanhamento contínuo com especialistas, como médicos e nutricionistas, é essencial para monitorar a evolução e garantir que os benefícios alcançados sejam mantidos a longo prazo.
Tratamento Com Argônio Em Florianópolis E São José
Se você busca por tratamento com argônio em Florianópolis, conte com a Clínica Usuy! Nossa equipe de especialistas está à disposição para avaliar o seu caso e personalizar o seu tratamento da melhor forma possível, visando a sua saúde e bem-estar.
Entre em contato conosco e agende a sua avaliação para o tratamento com argônio.