Clínica Gástrica Usuy - Clínica Médica em Florianópolis e São José
  • Home
  • >
  • Endoscopia
  • >
  • O que é Endoscopia Digestiva Alta? Como funciona?

O que é Endoscopia Digestiva Alta? Como funciona?

Sumário

Precisando fazer exames, mas não sabe o que é endoscopia digestiva alta ou como funciona esse procedimento? Neste artigo da Clínica Gástrica Usuy, clínica especializada em exame de endoscopia digestiva alta em Florianópolis e São José, reunimos diversas informações importantes sobre esse assunto. Não deixe de conferir e fique por dentro de tudo!

Resumo do conteúdo:

  • Endoscopia digestiva alta é um exame médico que permite visualizar o trato digestivo superior.
  • É realizado com um endoscópio inserido pela boca do paciente.
  • O procedimento ajuda a diagnosticar e tratar condições do trato digestivo superior, incluindo biópsias.
  • É feito em ambiente hospitalar ou clínico sob sedação leve a moderada, com jejum prévio.
  • Indicações incluem avaliação de sintomas gástricos, anormalidades detectadas em exames de imagem, monitoramento de condições conhecidas, rastreamento de câncer e tratamento de condições específicas.

Marque seu exame de endoscopia digestiva alta em São José e assegure o acompanhamento ideal para o seu quadro de saúde!

O que é endoscopia digestiva alta?
O que é endoscopia digestiva alta?

O que é endoscopia digestiva alta?

A endoscopia digestiva alta consiste em um exame médico que permite a visualização direta das estruturas internas do trato digestivo superior, como:

  • Esôfago;
  • Estômago;
  • Duodeno (que é a primeira parte do intestino delgado). 

O procedimento é realizado utilizando um endoscópio, um tubo flexível e fino equipado com uma câmera e uma luz na extremidade. O endoscópio é inserido pela boca do paciente e avançado por meio do esôfago, estômago e duodeno.

O exame é fundamental para diagnosticar, avaliar e, em alguns casos, tratar condições que afetam o trato digestivo superior. 

Como é realizada a endoscopia digestiva alta?
Como é realizada a endoscopia digestiva alta?

Além da visualização direta, a endoscopia digestiva alta permite a realização de biópsias, que são procedimentos para coletar pequenas amostras de tecido para análise laboratorial. Esse tipo de procedimento é utilizado para identificar inflamações, infecções, úlceras, tumores e outras anormalidades.

Se você precisa agendar o seu exame de endoscopia digestiva alta em Florianópolis, venha conversar com os nossos especialistas da Clínica Gástrica Usuy!

Veja também: Dor no lado direito da barriga perto da virilha: O que é?

Como funciona o procedimento de endoscopia digestiva alta?

O procedimento de endoscopia digestiva alta geralmente é realizado sob sedação leve a moderada para garantir o conforto do paciente. 

Antes do exame, são dadas instruções específicas sobre jejum. Normalmente é necessário de 6 a 8 horas sem ingerir alimentos e 2 a 3 horas sem beber líquidos para garantir que o trato digestivo superior esteja vazio e limpo para uma visualização clara.

O passo a passo do exame pode ser descrito da seguinte maneira:

  1. Durante o exame, o paciente está deitado de lado. 
  2. Um endoscópio é introduzido pela boca e avançado pelo esôfago até o estômago e duodeno. 
  3. A câmera no endoscópio transmite imagens em tempo real para um monitor, permitindo que o médico examine detalhadamente as estruturas internas. 
  4. Se necessário, instrumentos especializados podem ser passados pelo endoscópio para realizar biópsias ou pequenos procedimentos terapêuticos, como a remoção de pólipos ou o tratamento de sangramentos.

Agende seu exame de  endoscopia digestiva alta em São José na Clínica Usuy!

Existe algum risco associado a endoscopia digestiva alta?
Existe algum risco associado a endoscopia digestiva alta?

Após o procedimento, que dura geralmente entre 15 a 30 minutos, o paciente é monitorado até que os efeitos da sedação diminuam. 

É possível sentir um ligeiro desconforto na garganta ou inchaço abdominal devido ao ar introduzido durante o exame, mas esses sintomas costumam ser passageiros.

De todo modo, é importante fazer o exame com quem entende do assunto. Para isso, lembre-se de que você pode agendar a sua endoscopia digestiva alta em Florianópolis aqui na Gástrica Usuy e receber o melhor atendimento possível!

Confira também: Tipos de fezes: O que as fezes podem dizer sobre sua saúde?

Em quais casos é necessário fazer endoscopia digestiva alta?

A endoscopia digestiva alta é indicada em diversas situações clínicas, como, por exemplo:

  • Avaliação de sintomas gastrointestinais: Pacientes com sintomas como dor abdominal persistente, dificuldade de deglutição (disfagia), náuseas e vômitos prolongados, azia crônica e sangramento gastrointestinal podem necessitar de endoscopia para diagnóstico.
  • Investigação de anormalidades: Detectadas em exames de imagem, como radiografias ou tomografias, que requerem uma avaliação mais detalhada.
  • Monitoramento de condições conhecidas: Como doença do refluxo gastroesofágico, esôfago de Barrett ou úlceras pépticas.
  • Rastreamento de câncer: Em pacientes com alto risco de câncer no esôfago, estômago ou duodeno.
  • Tratamento de condições específicas: Como remoção de pólipos, tratamento de varizes esofágicas ou detecção precoce e manejo de tumores.

Marque seu exame de endoscopia digestiva alta em São José para receber o acompanhamento médico mais completo e eficiente para sua saúde!

Além disso, a endoscopia digestiva alta é um procedimento valioso para a confirmação de diagnósticos, orientação de tratamentos e, em certos casos, prevenção de complicações mais graves.

Quais são as condições médicas que podem ser diagnosticadas ou tratadas com endoscopia digestiva alta?
Quais são as condições médicas que podem ser diagnosticadas ou tratadas com endoscopia digestiva alta?

Cada indicação é baseada em uma avaliação detalhada dos sintomas e histórico do paciente, e a decisão de realizar o exame é tomada pelo médico com base em critérios clínicos estabelecidos.

Agende a sua endoscopia digestiva alta em Florianópolis

Agora que você compreendeu o que é endoscopia digestiva alta, chegou o momento de agendar o seu exame.

Se você precisa fazer o seu exame de endoscopia digestiva alta em Florianópolis, conte com a Clínica Gástrica Usuy.

Contamos com uma infraestrutura completa e um time de especialistas à disposição para melhor te atender. Entre em contato e agende o seu exame conosco.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Picture of Dr. Eduardo Nobuyuki Usuy Junior
Dr. Eduardo Nobuyuki Usuy Junior

Endoscopista e Gastroenterologista
Proprietário da Gástrica Usuy Clínica Médica. Graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialização pela Universidade Estadual Paulista UNESP.

Atendimento pelo WhatsApp