Manometria EsofágicaO que é?

A manometria esofágica de alta resolução (MAR) é o exame destinado ao estudo das contrações esofágicas e dos esfíncteres do esôfago. Avalia a motilidade, a função motora do órgão. A MAR é o método diagnóstico atualmente de maior acurácia para estudo da motilidade do esôfago e tem se mostrado superior na avaliação dos distúrbios motores do esôfago, em relação a manometria convencional, até então utilizada.

Por que é solicitado?

Para investigar problemas de deglutição, como dores e dificuldade para engolir, que podem ser sintomas de doenças motoras do esôfago. A manometria esofágica é indicada para pacientes com os seguintes sintomas: fortes dores no peito; disfagia; azia e queimação; regurgitação; tosse seca noturna.

Procedimento

É realizada uma anestesia local com geléia anestésica e introduzido uma sonda maleável – através da narina previamente anestesiada – que vai até o estômago. Esta sonda é conectada ao computador que vai receber todos os dados do exame – as pressões obtidas são representadas graficamente e depois transformadas em imagens espaço-temporais codificadas por cores.

Durante o exame, o paciente deve ingerir pequenos goles de água para que um computador investigue o funcionamento do esôfago. É um procedimento rápido, que dura em torno de vinte minutos.

Recomendações

A realização da manometria esofágica de alta resolução exige jejum de seis horas. Não há necessidade de internação, e o paciente não necessita de acompanhante, podendo dirigir e se locomover sozinho após o procedimento.

Agende agora seu exame de Manometria Esofágica!

Agilize o procedimento para o atendimento. Através do agendamento online, você pode marcar sua consulta pela internet a qualquer dia ou horário.