Uma dúvida bastante comum durante a gestação é como proceder caso seja necessário realizar exames, principalmente os que necessitam de sedação ou anestesia ou uso de medicamentos específicos. A endoscopia digestiva alta é um exame relativamente simples, mas que demanda cuidado quando indicado durante a gravidez, devido ao uso de anestésicos e sedativos. No entanto, é um procedimento bastante seguro quando feito por um médico gastroenterologista.

Gestante pode fazer endoscopia?

O mais indicado é que seja feito após o terceiro trimestre da gestação, por isso, é importante que a mulher informe ao médico sobre a gravidez no momento em que marcar o exame. Do mesmo modo, deve-se informar ao gastroenterologista sobre a existência de possíveis alergias ou outras recomendações do médico obstetra.

O exame desse ser feito com indicação de um especialista quando a gestante apresentar sintomas que requerem atenção, como dor abdominal intensa, vômitos constantes ou sangramento gastrointestinal.

A presença de um anestesista deve ser constante, a fim de administrar da melhor maneira as doses de sedativo.

A preparação pré-exame é a mesma dos demais pacientes:

  • A gestante deve estar em jejum conforme orientação médica.
  • Caso seja necessário, médico irá indicar e acompanhar a suspensão de medicamentos.
  • Durante o procedimento, a gestante deve avisar imediatamente ao médico caso haja dor ou desconforto.

É preciso estar acompanhada de alguém maior de 18 anos que fique responsável pela paciente após o exame.

Quais os riscos do exame?

Algum desconforto na garganta ou no estômago – como queimação ou sensação de estufamento – pode ser sentido horas após a realização do exame e passam naturalmente. É raro acontecer, mas se a paciente apresentar vômitos, febre, sangue na garganta ou nas fezes nos dias seguintes à endoscopia deve buscar orientação médica.

Leia mais: O que é endoscopia? Saiba como é feito esse exame, quais as indicações e como se preparar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *