O exame de endoscopia digestiva alta é considerado um procedimento de baixa complexidade e que faz parte da rotina das clínicas que oferecem consulta e tratamentos para doenças do aparelho digestório. Quando o paciente recebe do médico a requisição para realização do exame, é natural que ele faça uma pesquisa para saber quanto custa uma endoscopia.

É possível que o paciente encontre diferentes valores para realização do exame, principalmente se tiver algum plano de saúde, convênio de desconto ou se for realizar de forma totalmente particular. Assim como em outros procedimentos, o valor pode variar de uma clínica para outra, mas na hora de escolher onde fazer uma endoscopia digestiva alta você deve levar em consideração uma série de fatores que estão relacionados ao procedimento, e não apenas o valor dele.

Confira agora quais são os pontos mais importantes para considerar na hora de escolher uma clínica para fazer uma endoscopia.

Por se tratar de um exame realizado com uma câmera que vai dar ao médico uma visão dos órgãos como esôfago, estômago e duodeno, o paciente é sedado. Isso significa que ele ingere uma medicação para que possa estar dormindo durante a realização do exame.

Justamente por ter um elemento a mais, que é estar sob efeito de uma medicação, é de fundamental importância que a clínica esteja preparada e a equipe de médicos também.

O que uma pessoa deve observar para escolher uma clínica de endoscopia

Mais importante do que escolher o lugar para fazer uma endoscopia pelo valor do exame é ficar atento a esses outros fatores:

Verificar alvarás

A clínica que oferece exames de endoscopia digestiva alta precisa estar com os alvarás regulares, isso significa que ela passou pela inspeção técnica e está apta para oferecer esse tipo de serviço médico. Não tenha receio de perguntar sobre a documentação e regularidade, é um direito seu como paciente.

Se o médico tem especialização em endoscopia 

O médico que realiza a endoscopia digestiva alta é um gastroenterologista, mas ele precisa ser especializado para oferecer o procedimento. 

A forma mais segura de conferir se o médico tem o registro em dia é fazer uma busca no Conselho de Medicina. 

Para fazer uma pesquisa em Santa Catarina você pode acessar o site do Conselho Regional de Medicina e buscar pelo nome ou CRM do médico que deseja saber mais.

O sistema vai mostrar os dados do médico com nome completo, as especializações, a cidade e a situação do registro, que deve aparecer como “Regular”.

Se o exame será feito com dois médicos: endoscopista e anestesista

Ao realizar seu orçamento para saber quanto custa uma endoscopia digestiva alta, questione ao estabelecimento médico quais são os profissionais que farão o atendimento no momento do exame. O recomendado é que a endoscopia digestiva alta seja realizada em ambiente adequado e na presença do médico endoscopista, que realiza o exame de imagem, e do anestesista que acompanha o paciente que permanece sedado durante o exame.

Reputação da clínica, verifique as avaliações no Google

Aproveite que a internet oferece informação publicada por pessoas como você, que também passaram pelo procedimento e podem contar suas experiências. Para isso, confira no Google a avaliação do estabelecimento e leia o comentário que as pessoas escreveram sobre o atendimento e seus desdobramentos.

Apareceu algo negativo? Verifique se a clínica respondeu ao reclamante e como foi a condução desta situação. Pode parecer simples, mas ver essa comunicação entre as partes é um dos indícios de como a clínica está interessada e preparada para atender as pessoas que confiam em seus serviços médicos.

E agora, quanto custa uma endoscopia?

Como você pode perceber, não basta que o exame custe muito menos em um determinado estabelecimento, para que o estabelecimento possa atender a todos esses itens é necessário manter a estrutura com responsabilidade, por isso será possível encontrar lugares com uma grande diferença de preço, mas sempre questione pelo menos com base nesses pontos antes de escolher onde será realizado seu procedimento. 

Embora seja considerado um exame simples, é sua saúde que está sendo avaliada. Seja responsável por você e faça uma escolha consciente baseada nas informações que obteve.


Dr. Eduardo Nobuyuki Usuy Junior

2 opiniões sobre “Quanto custa uma endoscopia digestiva alta? Como saber o que observar na hora de escolher uma clínica?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *