A Manometria de Alta Resolução ou Halimetria é um exame realizado por um aparelho chamado Halimeter, que detecta – por meio do ar expelido – a presença e quantifica os compostos sulfurados voláteis (CFV) em partes por bilhão (PPB). Alguns desses compostos voláteis, como o gás sulfidreto e os derivados de enxofre metil-mercaptana e dimetil-sulfeto, são os principais responsáveis pela halitose.
Esse exame é solicitado a pacientes que desejam diagnosticar a presença e a origem do mau hálito, para que possam realizar um tratamento adequado mais eficiente.
Como é o procedimento Manometria de Alta Resolução?
O Halimeter mede o ar expelido pela boca e narinas e acusa a presença de compostos sulfurados voláteis, os tipos e as quantidades, indicando o grau da halitose.
Além dessa medição, o paciente deve responder a um questionário que investiga possíveis causas e o tempo que convive com o problema. Juntamente a isso, são avaliadas as mucosas da cavidade oral e nasal, a presença de implantes ou próteses dentais, os hábitos do paciente, e a presença de doenças metabólicas.
Como complemento, o paciente deve realizar a sialometria, procedimento que consiste em mastigar uma peça de silicone por cinco minutos para que seja medido o fluxo e a qualidade da saliva.
Recomendações pré-exame Manometria de Alta Resolução
- Não ingerir alimentos com alho, cebola ou temperos com cheiro forte;
- Não usar perfume nem nenhum produto com fragrância no dia do exame
- 3 horas antes do procedimento: não se alimentar, não fumar, não ingerir bebida alcoólica, não escovar os dentes ou usar fio dental, não mascar chicletes, balas ou pastilhas.
Preocupado com problemas gastrointestinais? Descubra a causa com a Manometria de Alta Resolução Clínica Gástrica! Marque sua consulta agora para uma avaliação precisa da sua saúde digestiva e recupere o controle. Sua jornada para um estômago saudável começa aqui!