Alguns problemas gastrointestinais apresentam sintomas bastante parecidos, fazendo com que seja necessária uma investigação por meio de exames especiais. A Síndrome do Supercrescimento Bacteriano do Intestino Delgado (SCBID) é um desequilíbrio na flora intestinal. Este é um dos problemas que exigem exames além da avaliação clínica, como o teste do hidrogênio expirado.

As bactérias que formam a microbiota intestinal são fundamentais para a saúde do intestino, no entanto, o crescimento anormal de bactérias em locais do intestino que não são comuns, vão levar a uma disfunção do funcionamento intestinal.

Alguns sintomas de intolerâncias alimentares ou de supercrescimento bacteriano são: barriga inchada, barulho na barriga, sensação de estufamento e excesso de gases.

 

O QUE É O TESTE DE HIDROGÊNIO EXPIRADO E POR QUE ELE É INDICADO?

Através do ar expirado pelo paciente (sopro), o equipamento mede a quantidade de hidrogênio presente. As bactérias da flora intestinal produzem hidrogênio e, quanto maior o nível desse gás, maior o número de bactérias. Assim, é possível determinar se há um desequilíbrio na microbiota intestinal.

O exame é solicitado para investigar sintomas de estufamento, distensão abdominal, empachamento, cólicas e diarreia crônica. O procedimento dura cerca de três horas e deve ser feito em jejum.

Dr. Eduardo Usuy fala em como o teste de hidrogênio expirado é importante para diagnosticar o supercrescimento bacteriano e determinar possíveis causas. Assista!

Teste do hidrogênio expirado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *