Tudo que você precisa saber sobre colonoscopia - Gástrica Usuy Clínica Médica

O que é Colonoscopia?

A colonoscopia é um teste que observa o revestimento interno do intestino grosso e da porção distal do íleo, também chamada de cólon.

Frequentemente,  os pacientes são submetidos a exames para verificar pólipos ou câncer no cólon ou no reto. O crescimento de pólipos pode se tornar um câncer, mas quando o médico os identifica na colonoscopia, geralmente retira-os durante o exame. Uma vez removido, reduz as chances de desenvolver câncer.

Qual o objetivo da Colonoscopia?

Quando a Colonoscopia é indicada?

A colonoscopia é recomendada quando o paciente experimenta algum desses sintomas:

Sangramento do ânus, dor abdominal de origem desconhecida, para verificar qualquer alteração na frequência e consistência das fezes, para pesquisar o quadro anêmico. O câncer de cólon deve ser investigado quando o paciente tem um histórico familiar, ou estar perto dos 50 anos de idade.

Como é o preparo da Colonoscopia?

O cólon precisa ser limpo antes da colonoscopia, a preparação começa dias antes e requer dieta específica e laxante prescrito.

Alguns medicamentos para uso contínuo devem ser descontinuados, como anticoagulantes e ácido acetilsalicílico.
O consumo de bebidas alcoólicas e a ingestão de alimentos ou bebidas que contenham corante são proibidos 24 horas antes do exame. No dia do exame é preciso estar em jejum de oito horas de alimentos e três horas antes não se deve ingerir nenhum líquido.

Como é feita a Colonoscopia?

A colonoscopia é indolor, o paciente será sedado enquanto o colonoscópio, um tubo fino e flexível com luz e câmera que transmite a imagem para um monitor, faz uma triagem de todo o cólon.

Durante o procedimento, o médico pode fazer um teste chamado biópsia, este exame consiste em retirar um pequeno pedaço de tecido do cólon, este material será investigado em laboratório, para determinar a presença de células cancerígenas.

Recuperação da Colonoscopia

Quando o efeito da sedação termina, o paciente pode ficar sonolento, razão pela qual é recomendável evitar dirigir e obrigatório vir com um acompanhante para levar o paciente para casa. A maioria das pessoas pode comer normalmente, mas o médico passa todas as orientações sobre alimentação e medicamentos.

Quais os riscos da Colonoscopia?

Embora seja um procedimento seguro, podem haver complicações. Ligue imediatamente para o seu médico ou enfermeiro, se esses sintomas ocorrerem: Dor intensa na barriga, barriga dura, episódio de vômito, febre, quantidade anormal de sangramento do ânus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *