• Home
  • >
  • Saúde
  • >
  • [VÍDEO] Mitos e verdades sobre o refluxo gástrico

[VÍDEO] Mitos e verdades sobre o refluxo gástrico

Sumário

Doutor, eu tenho refluxo, posso tomar café? Eu preciso mesmo dormir de lado? E água antes dormir, faz mal? Quem sofre com refluxo já ouviu as mais diferentes respostas sobre todas essas questões, mas o que é verdade ou só conversa de sala de espera? Vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre o refluxo gástrico. Assista!


O que você deve saber sobre refluxo gástrico

É importante entender que o refluxo gástrico consiste no retorno do suco gástrico a partir do estômago para esôfago. O desconforto ocorre porque o interior do estômago é revestido por uma camada que protege o órgão e evita esse mal-estar. Porém, as paredes internas do esôfago não possuem essa proteção. Por isso, muitas vezes sentimos dor ou aquela sensação chata, chamada de azia. Esse retorno do suco gástrico só irá ocorrer se o estômago estiver muito cheio ou, ainda, se o anel muscular, chamado esfíncter, que fecha o estômago, não estiver cumprindo sua função.

No entanto, o principal ponto dessa história está na quantidade de alimentos ingeridos. Café? Pode. Água? Pode. Contudo, o que não pode é encher o estômago de café ou de água. O que não pode, portanto, é beber café ou água depois de ingerir um monte de alimentos naquele típico almoço de família. Portanto, tudo com moderação pode e não causa o problema.

10 hábitos que contribuem para a redução dos sintomas de refluxo esofágico

  1. Nunca pratique a automedicação em caso de episódios frequentes de refluxo. Mesmo medicamentos populares contra azia, como sal de fruta, devem ser tomados conforme orientação médica;
  2. Evite ingerir alimentos gordurosos, muito condimentados e ultraprocessados, pois eles favorecem o retorno do conteúdo gástrico;
  3. Não fume;
  4. Reduza o consumo de café, chás, bebidas alcoólicas e/ou gasosas;
  5. Procure perder peso, pois o sobrepeso e a obesidade contribuem para o surgimento ou agravamento do refluxo gastroesofágico;
  6. Não use cintos, cintas elásticas nem roupas que apertem a região do abdômen;
  7. Faça a última refeição da noite cerca de duas horas antes de dormir, nunca deite imediatamente após se alimentar;
  8. Coma pequenas porções de alimentos e distribua as refeições ao longo do dia;
  9. Faça as refeições sem pressa, mastigando muito bem os alimentos;
  10. Evite a ingestão de líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar.


Sobre dormir de lado, também depende se o estômago está muito cheio. Verdade que deitar com o lado esquerdo do corpo apoiado na cama é melhor, pois a entrada do estômago fica mais distante de onde os alimentos estão acumulados. Mas não irá ajudar se o estômago estiver cheio. Assim, o mais importante é esperar cerca de duas horas após as refeições para ir dormir.

No entanto, se você sente refluxo com muita frequência, pode ser interessante consultar um médico para avaliar qual o melhor tratamento. Além de adequar a alimentação, é possível tratar com um procedimento de endoscopia. O processo corrige o funcionamento do músculo esfíncter, melhorando o fechamento do estômago.

[Leia também nosso e-Book: Tratamento por endoscopia para a Doença do Refluxo ]

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Picture of Dr. Eduardo Nobuyuki Usuy Junior
Dr. Eduardo Nobuyuki Usuy Junior

CRM 9541 | RQE 6057 | RQE 7515
Endoscopista e Gastroenterologista
Proprietário da Gástrica Usuy Clínica Médica. Graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialização pela Universidade Estadual Paulista UNESP.

Atendimento pelo WhatsApp