Manometria Esofágica: O que você precisa saber - Gástrica Usuy

Manometria Esofágica: como é o exame que investiga dificuldades para deglutir e outros problemas no tubo digestivo

Alguns problemas no tubo digestivo têm sintomas bastante semelhantes, por isso, é importante que sejam feitos exames capazes de investigar detalhadamente cada órgão e seu funcionamento. A manometria esofágica é um desses exames. Ela é indicada para medir a capacidade do esôfago de realizar com eficiência os movimentos peristálticos responsáveis por conduzir alimentos e líquidos da boca para o estômago, a fim de investigar possíveis disfunções, como a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Quais as indicações da Manometria Esofágica?

Esse exame é solicitado para diagnosticar a causa de dores, desconforto e/ou dificuldades para engolir (deglutir), que podem ser indicativos de doenças motoras no esôfago. A manometria esofágica é indicada para pacientes com os seguintes sintomas:

  • fortes dores no peito;
  • disfagia;
  • azia e queimação;
  • regurgitação;
  • tosse seca noturna.

Como é feita a Manometria Esofágica? Quais os preparos para a sua realização e quais os efeitos secundários?

O procedimento é realizado através de uma fina sonda plástica, introduzida via nasal. Durante o exame, o paciente deve ingerir pequenos goles de água para que um computador investigue o funcionamento do esôfago, mas é um exame rápido, que dura entre dez e vinte minutos. Preparação para o exame:

  • É solicitado jejum (de alimentos e líquidos) de seis horas;
  • Pacientes que fazem uso de medicação contínua devem seguir a indicação do médico responsável pelo procedimento;
  • O exame é feito com uso de anestésico tópico (local).

Há efeitos adversos do exame?

A manometria esofágica pode ser um pouco desconfortável para alguns pacientes, que podem sentir, também, uma leve irritação na garganta até algumas horas após a realização do exame, mas não há reações adversas, e o paciente é liberado em seguida, podendo retomar suas atividades normais após algumas horas.


2 opiniões sobre “Manometria Esofágica: o que você precisa saber”

    1. Olá Meire, é muito raro que não consigamos passar uma sonda de manometria. A causa mais comum é anormalidade na parte interna do nariz, seu médico irá orientar qual a melhor opção para investigar o seu problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *