Como você tem cuidado da sua alimentação?

Esta é a primeira pergunta realizada quando as primeiras queixas sobre dor na barriga depois de comer aparecem.

A dor de barriga depois do almoço é uma enfermidade comum, e possui causas variadas. Situações simples podem desencadear o problema. São exemplos a má digestão ou a prisão de ventre.

Porém, quando os sintomas são intensos e se mantêm por alguns dias, acompanhado de outros sintomas, é hora de procurar um profissional para identificar a causa.

Mas, afinal, sentir dor de barriga constante é perigoso?


Conheça agora as principais causas do desconforto


Excesso de Gases

Dores, pontadas e desconforto abdominal são sintomas de gases intestinais. Geralmente, o mal-estar aparece com a ingestão de alimentos que estimulam a flatulência, como ovos, feijão, leite e refrigerantes.

No entanto, os gases podem surgir como indícios de outras doenças, como síndrome do intestino irritável ou até mesmo a intolerância à glúten e lactose.


Problemas na vesícula biliar

A ingestão de alimentos gordurosos é uma das causas para a dor de barriga depois do almoço, provocada por uma crise de vesícula biliar. Isso porque o órgão, que é responsável por armazenar a bile e atuar na digestão de gorduras no intestino, pode sofrer ao longo do tempo com a formação de cálculos e inflamações.

Em alguns casos, a doença não apresenta sintomas mas, em outros, a dor de barriga constante após as refeições é um indício de que algo não vai bem. O desconforto intenso do lado superior do abdômen, acompanhado de febre, náuseas e vômitos podem ser sinais de uma colecistite.


Câncer de intestino ou estômago

Nem sempre a dor de barriga depois de comer é sinônimo de uma doença grave. Mas, quando acompanhada de outros sintomas, é preciso ter cuidado. O câncer de intestino ou estômago são doenças que, em estágio inicial, dificilmente apresentam gravidade. Porém, em casos avançados, a dor constante é uma das manifestações importante.

O câncer de intestino pode provocar obstrução do órgão e desencadear dores de barriga depois de comer. Isso ocorre porque há um bloqueio para passagem das fezes. No câncer de estômago, a dor também acontece logo após as refeições, acompanhada da sensação de saciedade contínua, vômitos e perda de peso, entre outros.


Gastrite

A inflamação da mucosa do estômago, conhecida como gastrite, é uma das causas da dor de barriga depois do almoço. Com a ingestão de alimentos gordurosos e picantes, os sintomas podem piorar. No entanto, não se pode descartar fatores emocionais, ingestão de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos e infecção pela bactéria H. Pylori.


Refluxo gastroesofágico


A dor de barriga depois de comer também pode ser um sintoma do refluxo. O mal-estar acontece quando o suco gástrico produzido no estômago chega até o esôfago e o resultado disto é a inflamação de todo revestimento do órgão.

Na maioria das vezes, a dor aparece na boca do estômago, acompanhada de queimação na garganta e sensação de empachamento, e é desencadeada pelo hábito de deitar após as refeições.

A enfermidade ocorre com qualquer pessoa ou idade, com maior frequência em diabéticos, fumantes, sedentários e pacientes com problemas no trato gastrointestinal.


Síndrome do Intestino Irritável

As fortes cólicas com excesso de gases são acompanhadas de períodos de prisão de ventre e diarreia.

Alimentos como chocolate, especiarias, bebidas alcoólicas e gaseificadas, entre outros, são proibidos para quem sofre desta síndrome.

É importante ficar atento aos sintomas que acompanham a dor de barriga porque podem indicar enfermidade. Em caso de anormalidade, é preciso procurar um gastroenterologista para identificar, assim, a causa e tratar de forma efetiva.

Dr. Eduardo Nobuyuki Usuy Junior

84 opiniões sobre “Dor na barriga depois de comer: isso é perigoso?”

        1. Sinto um constate desconforto na região abdominal apesar de me alimenta a comida não me sustenta por q logo vem uma dor intensa o que pode ser?

  1. Bate uma endoscopia, o clínico falou que não tenho nada, maos sinto um desconforto intenso não abdomen, superior esquerdo. Desconforto após se alimentar . Passou Lansoprasol ,já faz 40 dias que tomo remédio mais só piora esse desconforto, o que será que tenho??

    1. A endoscopia examina o aspecto da parte interna do esôfago, estômago e duodeno. Não é possível avaliar a movimentação, digestão, nem outros órgãos como fígado, vesícula biliar e pâncreas. Se a dor persiste, você deve procurar seu médico que deverá continuar investigando a origem dos sintomas.

  2. Sou intolerante a lactose e estou fazendo a dieta certinho, porém estou sentindo cólicas forte depois que faço qualquer refeição,é muito barulho na barriga,estou tendo perda de muito muco,percebi presença se sangue e o cheiro é forte,o que pode ser?

      1. Toda vez que eu como, minutos depois vem aquela dor na boca do estômago, misturado com enjoo e uma vontade persistente de evacuar. Oque pode ser?

  3. Toda vez que como sinto dor de barriga e tenho que correr pro banheiro, há uns anos atrás fiz endoscopia e colonos copia e só deu uma bactéria, mais até hoje sinto essas dores o que pode ser?

  4. Boa noite!
    Estou sentindo uma dor na barriga do lado direito já faz 8 dias , já fiz uma ultrassom total do abdômen não deu nada ,mais eu estou percebendo que quando eu acabo de comer a dor aumenta,o que pode ser isso?

    1. Pode ser algum problema em órgãos que o ultrassom não examina bem, como por exemplo o intestino. Não perca tempo e procure o seu médico.

    1. Depois que comer uma tapioca com margarina,sentir fortes dores no estômago, queimação e muito gases,dor de cabeça, o que pode ser?

  5. Acabou de acontecer comigo, após o almoço fui no banheiro e comecei a sentir uma dor de barriga fraca mas com umas pontada mais forte q a dor em si. Oq pode ser? Primeira vez q acontece e eu deitei agora de lado aí passo .

  6. Estou há uma semana com fortes dores na barriga e na lombar sempre depois que me alimento . Fiz uma tomografia mas nao deu nada.
    Fiz bariatrica há 5 anos. Será que pode ser referente a cirurgia? Uma atrofia do estomago?

  7. Fiz endoscopia e colonoscopia entre outros exames a 4 anos atrás e deram TDS normais, apenas uma leve gastrite, o médico disse q tenho SII e me receitou LONIUM por uns meses seguidos, melhorei por um tempo, porém a um mês atrás comi algo q não me fez bem e não me recuperei ainda, sinto dores constantes e intensas no abdômen, cólica intestinal, iniciei cm LONIUM por conta própria,TD q como me dá dor…não estou mais conseguindo me alimentar…. Oq pode ser?

  8. Meu esposo ficou internado por 6 dias devido pancreatitie aguda. Faz 15 dias que isso aconteceu. Mas de uns 3 dias pra cá, toda vez que ele come tem forte dor na barriga e diarreia. O que pode ser?

  9. Fiz um ultrassom um tempo atrás e deu que tenho um cálculo na vesícula biliar. Após as refeições geralmente tenho dores de barriga, e a necessidade de ir ao banheiro. Como posso resolver isso, existe alguma medicação pra evitar essas dores?

  10. Faz 1 semana q sinto dores abdominais fortes após a refeições, a barriga incha e tenho diarreias, pela manha acordo com dor de cabeça, tontura e fraquesa seguida com as dores abdominais! Tenho uma oedra na vesícula e aibda não removi, pose ser por cobta disso?

  11. Sempre que como comidas como: fast good, hambúrguer, pizza, essas coisas me dá diarréia. Sempre acontece nos finais de semana. Agora estou com medo de comer besteiras nos finais de semana. O que pode ser?

  12. A 8 meses meses retirei útero e trompas sentia muitas cólicas e achava que era o mioma que estava bem grande !
    As cólicas continuaram a barriga incha e tenho a sensação de está cheia de gases fiz colonoscopia e endoscopia ultra do abdome e ressonância e nada apareceu o que poderia ser essas cólicas?

    1. Dor abdominal não é normal. Assista os vídeos que eu falo sobre isso: youtube.com/c/dreduardousuyjr Marque uma consulta se não melhorar após seguir as recomendações dos vídeos.

  13. Boa noite
    Ah alguns meses após almoço e janta tinha uma ardência no abdômen do lado esquerdo logo em baixo da costela. Após dois meses de omeprazol agora não arde mais. Porém após essas refeições agora da uma dor.

    1. Siga as recomendações dos meus vídeos sobre refluxo, marque uma consulta se não melhorar. youtube.com/c/drusuygastro

  14. Todo dia de manhã após tomar café já tenho que correr para o banheiro e faço diarreia logo cedo, e muitas vezes durante o dia após as refeições acontece a mesma coisa minha fezes saem extremamente esfareladas e com um cheiro muito forte, as vezes sinto muito desconforto ao sentar, o que pode ser?

    1. Isso não é normal e podem ter várias causas. A mais comum é intolerância a algum tipo de alimento. Assista os vídeos que eu falo sobre isso: youtube.com/c/dreduardousuyjr Marque uma consulta se não melhorar após seguir as recomendações dos vídeos.

  15. Depois de 15 dias acamado (7internado) pela COVID-19, com altas doses de antibióticos, tenho tido problemas de dores na lombar depois das refeições. Não como engordurado, comendo quase sem sal, sem nem refogar a comida, com muitos legumes valorizados e arroz e carne magra… Já tentei lactobacilos mas contínuo com encômodo pós refeição que se arrasta por três dias

    1. Uma internação dessas causas alterações importantes no organismo, assim como sequelas da Covid. Marque uma consulta se não melhorar, talvez precise fazer exames.

  16. Tenho muitos gases quando como ovo, repolho ,leite e também sinto bastante incômodo no estômago todos os dias tenho refluxo as vezes mais percebo que muitas das vezes é porque após jantar eu me deito em seguida.

    1. Siga as recomendações dos meus vídeos sobre refluxo, marque uma consulta se não melhorar. youtube.com/c/drusuygastro

  17. Eu como pouco tipo umas cinco colheres , mas parece que eu comi a panela todo fico com dor de estômago com aquela sensação de ter comido demais será que e normal

    1. Isso não é normal, principalmente se for recente. Siga as recomendações dos vídeos que eu falo sobre isso: youtube.com/c/dreduardousuyjr

  18. Eu tinha muitas dores abdominais após as refeições, principalmente após pizza ou rodízio de sushi, ou se eu comecesse algo muito doce tipo mousse de chocolate, era dor de barriga instantânea! Ainda é. Fiz um exame de Colonoscopia e foi retirado um pólipo benigno; o médico disse que tenho repetir o exame a cada 2 anos. Ele chegou a conclusão que tenho SII e me passou Brometo de Otilonio só que eu não tomo todos os dias, só quando sei que vou comer massa, algo que possa pesar na digestão. Mas até hoje sinto umas dores abdominais de vez em quando após as refeições. Acho que devo evitar comer doces, refrigerante e feijão? O que mais eu poderia fazer para evitar essas cólicas abdominais?

    1. É muito importante prestar atenção nos sinais do seu corpo. Evite os alimentos que não caem bem. Se inscreva no canal do Youtube que em breve postarei um vídeo exatamente sobre esse tema: youtube.com/c/dreduardousuyjr

  19. Olá! Já consultei 2 vezes com médicos diferente e os 2 receitaram o mesmo medicamento! Eu sinto pontadas e dor do lado esquerdo em baixo da costela e agora sinto tbm na mesma região nas costas, e às vezes no ombro.
    O remédio é omeprazol e não senti efeito ainda! Será que é grave?

  20. Obrigado, pelas respostas, tudo que foi quase ė o que se passa comigo. Bebo muita água em tempo de calor , quando estou a comer.

    1. Agradecemos o seu comentário, Adão. Inscreva-se também no canal do youtube! Aqui vai o link de um vídeo que pode te interessar: https//youtu.be/3kP_KNHlj2w

    1. Os dois não são bons hábitos e não ajudam a aliviar os sintomas da Gastrite. Aqui vai um vídeo sobre gastrite que pode te ajudar: https//youtu.be/h3JjnoRBa44

  21. Sinto dores de barriga, toda vz q como e evacuo constante toda hora fezes moles aquela descarregada o que fazer ja fui no medico…e toda vz m dar infeccao intestinal do nada isso e normal

    1. Olá, Gerald. É importante encontrar um médico especialista para investigar melhor o seu caso. Tenho um vídeo no Youtube em que falo um pouco melhor sobre tipos de fezes: https//youtu.be/yS2iWwV-Ig4

  22. Todo dia quando acordo sinto dores de barriga que mim leva a evacuar , e as vezes quando como ja sinto a dor de barriga , pode ser da gastrite ? Ou pode ser outra coisa ..

  23. Bom dia! Já tem uma semana mais ou menos que toda vez que como sinto forte dor no estomago, após uns 10 minutos me da vontade de ir ao banheiro, as fezes são moles e com cheiro muito forte, logo depois começo a sentir dor de cabeça, até quando bebo um copo de agua o estomago já dói. Já fui ao medico e ele passou pantoprazol e floratil mas não esta adiantando nada.

  24. Após me alimentar, tenho muitos barulhos na barriga, muitos gases… As fezes amolecida.. Mas não tenho dores… Sinto um incômodo no lado esquerdo da barriga.. Lá embaixo como se fosse na região do ovário esquerdo…. Tenho muita ansiedade, síndrome do pânico, depressão… Não trato corretamente.. Fiz uma consulta on-line e o gastro disse que devo ter intolerância à lactose.. Morro de medo de doenças graves… Fiz endoscopia há anos atrás e deu gastrite… Tbm tenho refluxo pois fiz exame de naso… Estou fazendo acompanhamento com uma nutricionista para emagrecimento , consumindo muita salada agora.. E após comer, começam os barulhos na barriga… O incômodo no pé da barriga tem dias que está pior… Tem dias que melhora… Sou operada de vesícula… Posso estar com intolerância à algum alimento ou é a mudança na alimentação com mais fibras que está fazendo isso!? Em 2017, sentia dores e incômodos.. Fiz exames em 2018.. Sangue oculto nas fezes.. Ultrassom… Não deu nada… Esse ano fiz meus exames de sangue de rotina no começo do ano, estava tudo ok… Demoro muito pra fazer os exames devido só pânico..

    1. Olá, Ana Paula. Entendemos a sua preocupação, muitas pessoas sentem pânico ao fazer tais exames, mas a prevenção é muito importante para se manter uma boa saúde. Infelizmente, não podemos realizar avaliações médicas pelos comentários. Mas existe a possibilidade de fazer o agendamento e a consulta totalmente online, segue o link: https://usuy.guardasaude.com.br/agendamento-online

  25. Boa noite !
    Sou diabética e a minha dúvida é ,será que o comprimido metformina desencadeia essas dores abdominais ,com urgência para defecar ,primeiro momento as fezes vem sólida , em minutos com dorzinha enjoada de barriga as fezes espedaçadas ,alivia logo mais dor e mais fezes mole , até espumar ,e a cores vai mudando cor laranjada ,meia amarelada depois vai escurecendo .
    O ânus contração ,ardendo , queimando.
    A tempos que estou nessa ,gases também .
    Já fui ao médico até agora nada

  26. Boa noite meu chamo samara algum tempo binha sentindo muita azia com. Quase tudo que comia mais agora ta pior quando me alimento muita das vezes sinto forte dores do estômago e tenho que vomitar para poder aliviar as dores já estou amais ou menos um mês assim sempre sinto que meu esttomaago esta cheio e as dores são mais fortes. Do lado esquerdo

  27. Todos os dias,assim quando acordo,tenho dor de barriga,mas somente quando acordo,durante o dia sigo a vida normal,porém se eu acordo cedo e preciso sair,é problema na certa!
    Para nao chegar atrasada nos meus compromisso,tenho q acordar mais cedo e esperar minha barriga funcionar antes de planejar meu dia, isso é normal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *