Como você tem cuidado da sua alimentação?

Esta é a primeira pergunta realizada, quando as primeiras queixas sobre dor na barriga depois de comer aparecem.
A dor de barriga depois do almoço é uma enfermidade muito comum, e as suas causas são variadas, já que situações simples podem desencadear o problema, como por exemplo: má digestão ou prisão de ventre.
Porém, quando os sintomas são intensos e se mantém por alguns dias, acompanhado de outros sintomas é hora de procurar um profissional para identificar a causa e dar início ao tratamento adequado.
Mas, afinal sentir dor de barriga constante é perigoso?


Conheça agora as principais causas do desconforto:


Excesso de Gases


Dores, pontadas e desconforto abdominal são um dos sintomas dos gases intestinais. Geralmente, o mal-estar aparece com a ingestão de alimentos que estimulam a produção da flatulência; ovos, feijão, leite e refrigerantes fazem parte da lista das iguarias que podem causar a dor de barriga depois de comer.
No entanto, os gases podem surgir como indícios de outras doenças como: síndrome do intestino irritável ou até mesmo a intolerância à glúten e lactose.


Problemas na vesícula biliar


A ingestão de alimentos gordurosos é uma das causas para a dor de barriga depois do almoço, provocada por uma crise de vesícula biliar.
O órgão que é responsável por armazenar a bile produzida pelo fígado e atuar na digestão de gorduras no intestino, pode sofrer ao longo do tempo com a formação de cálculos e inflamação, uma vez que, o líquido é formado por várias substâncias, entre eles, o colesterol.
Em alguns casos, a doença não apresenta sintomas, mas já em outros, a dor de barriga constante após as refeições é um indício de que algo não vai bem. O desconforto intenso do lado superior do abdômen, acompanhado de febre, náuseas e vômitos podem ser sinais de uma colecistite.


Câncer de intestino ou estômago


Nem sempre a dor de barriga depois de comer é sinônimo de uma doença grave, mas quando acompanhada de outros sintomas é preciso ter cuidado. O câncer de intestino ou estômago são doenças que em seu estágio inicial, dificilmente indicam algo mais grave, porém em casos mais avançados, a dor de barriga constante e incontrolável é uma das manifestações da enfermidade.

O câncer de intestino pode provocar obstrução do órgão e, consequentemente, desencadear dores de barriga depois de comer, já que há um bloqueio para passagem das fezes. No câncer de estômago, a dor também acontece logo após as refeições, acompanhada da sensação de saciedade contínua, vômitos, perda de peso e entre outros sintomas.


Gastrite


A inflamação da mucosa do estômago, conhecida como gastrite é uma das causas da dor de barriga depois do almoço. Com a ingestão de alimentos gordurosos e picantes, os sintomas podem piorar constantemente, mas não se pode descartar os fatores emocionais, a ingestão de bebidas alcoólicas, o uso de medicamentos e a infecção pela bactéria H. Pylori que podem levar às dores constantes.
A produção em excesso do ácido gástrico pode ser classificada em vários tipos e níveis, e quando não tratada adequadamente, há a possibilidade da formação de úlcera.


Refluxo gastroesofágico


A dor de barriga depois de comer também pode ser um sintoma do refluxo. O mal-estar acontece quando o suco gástrico produzido no estômago chega até o esôfago, o resultado disto é a inflamação de todo revestimento do órgão.
Na maioria das vezes, a dor aparece na boca do estômago, acompanhada de queimação na garganta e sensação de empachamento, e é desencadeada pelo hábito de deitar após as refeições.
A enfermidade ocorre com qualquer pessoa ou idade, com maior frequência em diabéticos, fumantes, sedentários e pacientes com outros problemas no trato gastrointestinal.


Síndrome do Intestino Irritável

As fortes cólicas com excesso de gases são acompanhadas de períodos de prisão de ventre e diarreia.
Os alimentos como: chocolate, especiarias, gorduras, bebidas alcoólicas e gaseificadas e entre outros fazem parte dos itens proibidos para quem sofre desta síndrome.

É importante ficar atento aos sintomas que acompanham a dor de barriga depois de comer, e procurar um gastroenterologista para identificar a causa do problema e tratar de forma efetiva.

8 opiniões sobre “Dor na barriga depois de comer, isso é perigoso?”

  1. Boa noite…eu tenho uma duvida…eu estou a mais de 20 dias que tenho mta dor no estômago apos cada refeição e ate o cafe ou agua que tomo…dói mto…uma sensação de estar mto cheia …mta ancia de vômitos e uma dor aguda mto forte no estômago…chego estar com a barriga bem inchada…estou tomando cha de boldo direto…toda hora…isso faz mal??? O que poderia ser…será que preciso procurar um medico??? Ja emagreci orrores…por favor se alguem puder me responder…

    1. Olá, o ideal é que a sra busque ajuda médica para que ele possa avaliar seu quadro e passar o tratamento que melhor se adequa ao seu caso.

  2. Senti uma dor intensa no abdômen um pouco abaixo do músculo da barriga quando pressionei essa a dor aumentou, Foi tão insuportável que tentei vomitar mas não consegui, E o estranho que após tentar vomitar a dor parou.

    1. Olá, infelizmente não é possível avaliar seu caso por aqui. O ideal é o sr buscar ajuda médica para que possa diagnosticar adequadamente e indicar o melhor tratamento.

    1. Olá, infelizmente não é possível diagnosticar sem uma avaliação, seria necessário a sra agendar uma consulta para que seus sintomas possam ser investigados. Permanecemos à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *