O câncer de intestino é o segundo tipo de câncer mais comum na população brasileira. Como prevenir o câncer intestinal? Dr. Eduardo Usuy afirma que essa doença atingindo cada vez mais mais cedo as pessoas, de forma mais precoce do que nos anos anteriores.
De acordo com o médico Gastroenterologista, Dr. Usuy, o câncer de cólon e reto é um tipo de tumor que, se for diagnosticado cedo, tem tratamento e as chances de cura são muito altas.
Porém, é possível reduzir em até 37% o risco de desenvolver câncer de intestino ao longo da vida com algumas mudanças de hábitos. Medidas simples, que deve ser mantidas em sua rotina, confira a seguir:
Como reduzir o risco de câncer do intestino
1. Aumente a quantidade de vegetais
Para reduzir os riscos de desenvolver câncer colorretal, sua alimentação precisa ser o mais natural possível. Por isso, comprometa-se em comer metade do prato no almoço e no jantar contendo saladas, legumes e algum tipo de vegetal.
2 – Mantenha um peso saudável
O cálculo, que divide o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros), apresenta valores que incluem a pessoa em uma faixa que pode indicar se você está em seu peso normal acima ou abaixo.
Estar acima do peso é um fator de risco para desenvolver câncer intestinal. Desta forma, manter uma dieta saudável para perder peso é um dos bons hábitos indicados.
3 – Evite carnes processadas
Alguns tipos de carnes passam por algum processo prolongado de preparação industrial. Eles são apresentados como salsichas, embutidos, linguiças, carnes defumadas, carnes enlatadas ou em conserva.
Especificamente esses tipos de carne adquirem substâncias que se formam durante esse processo de produção e aumentam o risco de câncer de intestino. Por isso, consuma carnes frescas e evite carnes processadas.
4 – Reduza a quantidade de carne vermelha
Estudos clássicos mostram que nos países que têm o hábito de consumir mais carnes vermelhas as incidências de câncer de intestino são mais elevadas.
Para saber qual é uma quantidade segura para o consumo, o Dr. Usuy, especialista no tratamento e prevenção das doenças do aparelho digestivo, recomenda:
“O ideal seria limitar o consumo de carne vermelha a 50 g por dia. Isso corresponde a um bife pequeno, do tamanho da palma da mão.”
4 – Reduza a quantidade de carne vermelha
5 – Pratique exercícios regularmente
Então o recomendado é fazer pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diários. Essa prática reduz muito o risco não só de câncer de intestino, mas também de várias outras doenças.
“O ideal é fazer 150 minutos de atividades físicas todas as semanas. Então, fazer 30 minutos cinco vezes por semana é o suficiente. Mas o meu conselho é: programe-se para fazer exercícios todos os dias, sete vezes por semana”, afirma Dr. Usuy.
6. Limite o álcool
O consumo de álcool é um dos fatores que influenciam no aumento do risco de câncer de intestino.
Entretanto, pequenas quantidades de bebidas não serão responsáveis isoladamente pelo surgimento de um tumor, mas quanto maior for a frequência, maior será o risco.
“É preferível que você faça um consumo de pequena quantidade mais de uma vez, do que uma grande quantidade em uma única ocasião”, detalha o Gastroenterologista.
Prevenção do câncer de intestino é a melhor alternativa
Esses seis hábitos são responsáveis por uma melhora da saúde e na qualidade de vida de maneira geral, e ainda podem reduzir em 37% as chances de desenvolver um câncer de intestino.
Além de manter a atividade física com regularidade e ter uma rotina alimentar equilibrada, a prevenção para doenças como o câncer de intestino inclui estar com os exames clínicos em dia.
Por ser uma doença com grandes chances de tratamento e cura, quanto antes diagnosticado mais promissor será o tratamento. Por isso, todas as pessoas precisam fazer exames de prevenção obrigatoriamente a partir dos 50 anos.
Caso o paciente tenha algum histórico familiar de um parente próximo com câncer de intestino, o acompanhamento preventivo deve começar antes dos 50 anos.
Consulte um médico de sua confiança e leve a sério os hábitos de prevenção. Preserve sua saúde e ganhe mais qualidade de vida.