Alerta médico: O que fazer em caso de ingestão de espinha de peixe?

Saiba o que dizem os médicos da Clínica Gástrica Usuy sobre o que fazer em caso de ingestão de espinha de peixe.

Com o verão chegando, comer um peixinho na beira da praia é sempre um ótimo programa, mas é também nessa época em que aumentam os casos de ingestão acidental de espinhas de peixe. Aparentemente, é um problema pequeno, mas é preciso tomar cuidado para que não se agrave.

– É prejudicial engolir algo sólido que não seja comida?

Geralmente, não.

Quando alguém engole um corpo estranho, ele viaja através do trato digestivo (esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) e deixa o corpo, normalmente, sem causar problemas.

Entretanto, objetos pontiagudos, como espinha de peixe e ossos de galinha, podem perfurar o aparelho digestivo, e sua ingestão pode ser considerada emergência médica.

– Quais são os sintomas ao engolir uma espinha de peixe?

Algumas pessoas não apresentam sintomas, outras podem sentir:

  • dificuldade para engolir alimentos;
  • dor no pescoço ou no peito;
  • tosse, dificuldade para respirar ou respiração ruidosa.

Esses sintomas são mais prováveis de acontecer quando o objeto está preso no esôfago, e geralmente duram enquanto ele permanecer preso.

Outras vezes, a espinha de peixe passa, causando um pequeno ferimento (que cicatriza espontaneamente em alguns dias), deixando a sensação de que ainda há algo preso na garganta ou no esôfago.

– O que devo fazer se um adulto ou criança engolir um objeto?

Se você vir uma criança engolindo um corpo estranho ou dizendo que engoliu, deve entrar em contato com um médico imediatamente.

Dependendo do objeto, podem ser necessários exames complementares, como no caso da espinha de peixe.

Algumas vezes, é preciso realizar um exame de raio-X  para determinar a localização do que foi engolido.

– Sempre será necessário realizar uma endoscopia?

Alguns objetos necessitam ser removidos do corpo, outros não.

Isso depende de uma avaliação do formato, do material e da nocividade.

Se o objeto for grande, pontiagudo e puder se modificar/ deformar facilmente no interior do corpo, deverá ser removido imediatamente.

Objetos nocivos, como baterias, ímãs e pilhas, geralmente feitos de chumbo, também devem ser retirados, pois o chumbo é um metal que pode danificar o cérebro, os rins e outros órgãos.

– Como o médico retira o objeto engolido?

Para remover um objeto do esôfago ou do estômago, o médico irá fazer um procedimento chamado endoscopia digestiva alta. Durante esse procedimento, o médico irá colocar um tubo fino com uma câmera e luz na extremidade (chamado endoscópio) através da boca do paciente.

Em seguida, usará ferramentas especiais para pegar e retirar o objeto. Esse processo é realizado com o paciente sedado, dormindo, sem desconforto nem dor.

ATENÇÃO!

Se você engolir espinha de peixe, osso ou outro objeto, não deve ingerir nada após o acidente.

Não se deve comer pão e farinha, nem beber grandes quantidades de líquidos, como é orientado popularmente, pois isso pode agravar o problema.

Quanto mais cheio o estômago estiver, maior será a dificuldade de se examinar.

Além disso, a endoscopia deve ser feita com jejum mínimo de seis horas.

cta-usuy-balao

22 opiniões sobre “Alerta médico: O que fazer em caso de ingestão de espinha de peixe?”

  1. Após 8 meses que o espinho estava em minha garganta ele foi removido por um especialista !Isso já faz 2 meses mas ainda estou sentindo um pouco de dor na hora de tocir ou engolir a saliva !ė normal essa demora na recuperação???

  2. Comi um peito da galinha e tinha uma parte que estava meio durinha, sentir quando rasgou um lado da minha garganta. Estou tossindo e estou com medo de morrer. Procurei uma médica ela disse que se permanecer doendo eu procurase um médico otorrino. Oq faço ? Estou com medo de morrer.

    1. Se o sr ainda sente algum incômodo ou dor, procure um médico otorrinolaringologista o quanto antes para que possa avaliar e, caso haja algum corpo estranho, fazer a remoção.

  3. Ontem engolir um pontinha de osso de frango na hora no almoço sentir aquilo arranhando… Dai eu comtinuei comendo sentir como saiu mais dai sindo algo incomodando … Algo estranho.. Dai bebo agua normal nao sinto arranhar… Engiro comida normal nao sinto nada… Mais fico com aquela sensação… Sofro de ansiedade desde ontem fico com aquele nervoso chorando… Devo ir ao otorrino

    1. Mesmo depois de expelir o corpo estranho pode ser que continue sentindo algum desconforto, mas para ter certeza que foi expelido e que não causou nenhum prejuízo maior, é melhor procurar um médico.

    1. Olá, infelizmente não conseguiremos ajudá-la sem avaliar presencialmente.
      A sra pode procurar a clínica que a atendeu e relatar que o incômodo persiste ou buscar uma segunda opinião em outra clínica.

  4. Engoli c o alimento uma espinha de bacalhau, pequena, com um lado mais grosso que o outro. Não estou sentindo nenhum mal estar. O suco gástrico consegue diluir o ossinho/espinha do bacalhau? Eu deveria procurar um médico? Atenciosamente, Magda Nogueira

    1. Olá sra Magda, existe possibilidade de suco gástrico ter digerido caso a senhora não esteja apresentando sintomas.
      Porém, devemos ressaltar que quadro de espinha de peixe na garganta pode ser grave necessitando da avaliação medica em pronto socorro, dessa forma se atentar aos seguintes sintomas: falta de ar, dor ao engolir, sangramentos e salivação excessiva.

  5. Engoli um grampo de grampeador que estava fechando a embalagem de queijo ralado. Será que posso esperar umas 10h para procurar ajuda médica já que estou trabalhando? Conversei com um amigo que é médico é o mesmo me disse que ficasse tranquila pois provavelmente sairia nas fezes, mas que se em 48 h eu sentisse dores abdominais e distencao procurasse a emergencia. Posdo esperar?

  6. Ontem engoli um pequeno espinho de peixe…2cm no maximo.. senti arranhar e trancar. Fui romando liquido e comendo algo e foi descendo. Agora no dia seguinte nao sinto nenhum sintoma alem da sensaçao em alguns momentos de ter algo um pouco abaixo do pomo de adao.. nao sei dizer se esta ali ou é um machucado. Qual o procedimento? Grata

  7. Olá
    Faz uns 2 a 3 anos,que engoli uma pequena espinha,(não sei se realmente engoli ou se foi apenas uma impressão),pois só senti um incômodo nos primeiros dias,depois não senti mais,então resolvi não procurar médico,mais ultimamente de vez enquanto sinto algo incomodar,será que é a espinha?

    1. Olá, somente após avaliação médica seria possível afirmar se ainda se trata do mesmo corpo estranho ou se existe outra causa para o desconforto que a sra está sentindo.

  8. Acabo de engolir uma espinha de salmão pequena não sinto em minha garganta, tenho a impressão de que desceu direto. Não estou sentindo nada diferente. Devo procurar um médico?

    1. Olá, Infelizmente não podemos avaliar seu caso sem examinar.
      O ideal é a sra procurar um médico que possa verificar se o corpo estranho oferece algum risco.

  9. tive a impressão de engolir uma espinha mas não to sentido dor na garganta ao engolir nem tossimdo ,as vezes sinto só a impressão que está na garganta devo me preocupar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *