Com o verão chegando, comer um peixinho à beira-mar é um ótimo programa. Mas é nessa época que aumentam os casos de ingestão acidental de espinha de peixe. Aparentemente, é um problema pequeno, mas é preciso tomar cuidado para que não se agrave.

– É prejudicial engolir algo sólido que não seja comida?

Geralmente, não.

Quando alguém engole um corpo estranho, ele viaja através do trato digestivo e deixa o corpo, normalmente, sem causar problemas.

Entretanto, objetos pontiagudos, como espinha de peixe e ossos de galinha, podem perfurar o aparelho digestivo, e sua ingestão pode ser considerada emergência médica.

– Quais são os sintomas ao engolir uma espinha de peixe?

Algumas pessoas não apresentam sintomas, mas outras podem sentir:

  • dificuldade para engolir alimentos;
  • dor no pescoço ou no peito;
  • tosse, dificuldade para respirar ou respiração ruidosa.

Esses sintomas são mais prováveis de acontecer quando o objeto está preso no esôfago e, geralmente, duram enquanto ele permanecer preso.

Outras vezes, a espinha de peixe passa, causando um pequeno ferimento (que cicatriza espontaneamente em alguns dias), deixando a sensação de que ainda há algo preso na garganta ou no esôfago.

– O que devo fazer se um adulto ou criança engolir um objeto?

No entanto, se você vir uma criança engolindo um corpo estranho ou dizendo que engoliu, deve entrar em contato com um médico imediatamente.

Isso porque, dependendo do objeto, podem ser necessários exames complementares, como no caso da espinha de peixe.

Algumas vezes, é preciso realizar um exame de raio-X  para determinar a localização do objeto.

– Sempre será necessário realizar uma endoscopia?

Alguns objetos necessitam ser removidos do corpo, outros não.

Isso depende de uma avaliação do formato, do material e da nocividade.

Se o objeto for grande, pontiagudo e puder se modificar/ deformar facilmente no interior do corpo, deverá ser removido imediatamente.

No entanto, objetos nocivos, como baterias, ímãs e pilhas, geralmente feitos de chumbo, também devem ser retirados, pois o chumbo é um metal que pode danificar o cérebro, os rins e outros órgãos.

– Como o médico retira a espinha de peixe?

Para remover um objeto do esôfago ou do estômago, o médico irá fazer um procedimento chamado endoscopia digestiva alta. Durante esse procedimento, o médico irá colocar um tubo fino com uma câmera e luz na extremidade através da boca do paciente.

Em seguida, usará ferramentas especiais para pegar e retirar o objeto. Esse processo é realizado com o paciente sedado, dormindo, sem desconforto nem dor.

ATENÇÃO!

Se você engolir espinha de peixe, osso ou outro objeto, não deve ingerir nada após o acidente.

Assim, não se deve comer pão e farinha, nem beber grandes quantidades de líquidos, como é orientado popularmente, pois isso pode agravar o problema.

Quanto mais cheio o estômago estiver, maior será a dificuldade de se examinar.

Além disso, a endoscopia deve ser feita com jejum mínimo de seis horas.

55 opiniões sobre “O que fazer em caso de ingestão de espinha de peixe?”

  1. Ontem engolir um pontinha de osso de frango na hora no almoço sentir aquilo arranhando… Dai eu comtinuei comendo sentir como saiu mais dai sindo algo incomodando … Algo estranho.. Dai bebo agua normal nao sinto arranhar… Engiro comida normal nao sinto nada… Mais fico com aquela sensação… Sofro de ansiedade desde ontem fico com aquele nervoso chorando… Devo ir ao otorrino

    1. Mesmo depois de expelir o corpo estranho pode ser que continue sentindo algum desconforto, mas para ter certeza que foi expelido e que não causou nenhum prejuízo maior, é melhor procurar um médico.

      1. Agora pouco quebrei uma travessa de vidro com uma sobremesa que tinha feito. Eu acabei sendo mto burro e comi um pedaço pra não desperdiçar, porem quando estava mastigando senti o vidro, imediatamente eu cuspi e lavei a boca, porem ainda assim cheguei a comer a sobremesa e não sei se nesses pedaços que eu engoli se tinha vidro ou não. Então passado uns 30 min eu forcei meu vomito e vomitei tudo. Existe algum risco? Fui examinar os cacos e existem pedaços do tamanho de grão de areia.

    2. eu engoli um espinho de peixe a dois meses senti dor uns quatro dias e depois sumiu agora tem três dias que estou sentindo um inchaço no mesmo local devo me preocupa

  2. Engoli c o alimento uma espinha de bacalhau, pequena, com um lado mais grosso que o outro. Não estou sentindo nenhum mal estar. O suco gástrico consegue diluir o ossinho/espinha do bacalhau? Eu deveria procurar um médico? Atenciosamente, Magda Nogueira

    1. Olá sra Magda, existe possibilidade de suco gástrico ter digerido caso a senhora não esteja apresentando sintomas.
      Porém, devemos ressaltar que quadro de espinha de peixe na garganta pode ser grave necessitando da avaliação medica em pronto socorro, dessa forma se atentar aos seguintes sintomas: falta de ar, dor ao engolir, sangramentos e salivação excessiva.

      1. Olá, em 2014 eu engoli um osso de peixe, depois de uns dias comecei a sentir dores na parte direita do abdômen, fui ao médico fiz vários exames, e por fim o médico me falou que estava com a apêndice inflamada, foi feito o processo de cirurgia, depois continuei sentindo dores, eu comecei a pensar em um procedimento mal realizado, voltei na clínica, o médico falou que depois cicatrizava e ia passar essa dor, só que passou anos me acostumei com a dor, e com o tempo a dor foi alimentando e me encontrando cada vez mais, no começo desse ano fui fazer uns exames, o médico me passou uma ultra som da parede abdominal, deu uma hérnia inguinal de 1,2 cm. Achei muito pequena pra causar as dores que eu cinto, pedi pro médico solicitar outro exame que pudesse diagnosticar o que eu tinha, a Dra. Pediu uma colonoscopia, foi quando detector uma lesão no intestino grosso do lado direito, e não foi possível fazer uma biópsia, porque não passou até o seco, a lesão está com 7.5×3.5. isso já foi detectado por uma TC com contraste.
        Aí que vem a pergunta, será que isso pode ser o osso de peixe que tá alí, e pela presença de corpo estranho o organismo reagiu e criou esses abcessos pra proteger? Eu estou com consulta marcada com um cirurgião geral.

        1. É pouco provável que um corpo fique retido no intestino, mas você deve consultar o cirurgião que poderá indicar o melhor tratamento.

  3. Minha bebê de 2 anos engoliu uma espinha fina de 2,5cm de pescada, engasgou e chegou a faltar ar, fomos correndo no PS e lá sinais normais e nada foi achado pelo médico e RX. Após 4hs percebi que ainda estava babando muito e fomos a outro hospital e lá o médico achou a espinha, mas quando foi retirar com pinça sumiu, deve ter descido.
    É comum espinha na garganta mudar de lugar com facilidade? O 1º médico que não achou pode não ter feito um exame clínico satisfatório? Se engoliu há maior chance de complicação ou de saída com as fezes?

    1. Olá sr Eduardo, a espinha de peixe é sempre difícil, justamente pelo fato de não ser radiopaco e transparente.
      O fato da sua bebê iniciar a cialorreia (salivar em excesso) é um indicativo que provavelmente o corpo estranho está no trato digestivo superior e pode ter se movido. É preciso observar e em caso de desconforto procurar ajuda médica.
      Permanecemos à disposição.

  4. Olá! O arco do meu aparelho quebrou e acabei engolindo parte dele (~1,5cm). Fui no médico e fiz o raio x de tórax e abdômen mas não foi encontrado nada na imagem. Pode acontecer de ter passado despercebido pelo exame? Ainda estou com uma sensação ruim na garganta.

    1. Olá sra Camila, se o arco do aparelho ortodôntico for de material radiopaco (que aparece como uma estrutura branca na radiografia) não passaria despercebido pelo exame. Quanto ao desconforto apresentado, o material pode ter edemaciado levemente a mucosa do esôfago durante a sua passagem. Se o desconforto persistir ou piorar, a sra pode agendar uma consulta por vídeo com a nossa equipe através do https://usuy.guardasaude.com.br/agendamento-online/
      Permanecemos à disposição!

  5. Algumas vezes a espinha passa e arranha a garganta. Esse machucado, mesmo que superficial dá a sensação que ainda tem algo espetado na região. A melhor coisa a fazer é parar de comer e esperar. Se a sensação diminuir aos poucos, não há preocupação. Mas se persistir ou piorar, vá ao pronto-socorro.

  6. Se a espinha de peixe permanecer “espetada” a dor não vai diminuir, deverá procurar o pronto socorro. Caso alivie, a sensação de “machucado” pode persistir alguns dias e aliviar lentamente.

  7. Ontem a noite, acabei engolindo sem querer um pedaço de osso de galinha, não consegui dormir a noite com receio, não esta doendo, porem não paro de pensar, quais são os riscos ? preciso procurar ajuda medica mesmo sem dor ?

    1. Se não tem dor, muito provavelmente não haverá nenhuma consequência grave. Mas somente um médico poderá lhe examinar e orientar.

  8. Engoli uma espinha de peixe grande, orem não ficou presa na garganta, desceu machucando. Não sangrou. Fiquei com dor forte na garganta e um incômodo na altura do peito, no meio, parte interna. Consegui me alimentar todos os dias normalmente. No quarto dia após o acidente, comecei a sentir dores mais fortes nessa mesma região do peito. Vocês acham que a espinha pode estar presa ainda no esôfago? Estou muito angustiada e preocupada!

  9. Olaaaa me chamo Erica
    Engoli ontem a espinha sem querer e dês de ontem já fiz de tudo e não consigo parar de ter disconforto do lado esquerdo perto de uma glândula tenho a sensação q a espinha sobe e desce ….

    Me ajude pfv

  10. Anteontem engoli uma espinha de peixe e desde então tudo que engulo dói um pouco eu ainda sinto que a espinha tá bem na minha garganta, será que é porque feriu e ainda vai cicatrizar, ou não devo esperar e procurar logo um médico?

  11. Oi ontem no almoço acho que engoli uma espinha não sei direito pois não me engasguei nem senti a espinha so senti uma dor ao engolir o resto d comida eu ainda sinto dor quando bebo, como, tem vez que para e depois volta poderia me dizer se é de fato uma espinha ou e apenas um machucado ou inflamado ?

  12. ola eu engoli um pedaço pequedo de osso de galinha eu consigo comer e beber normal mas ainda sim tem alguma coisa encomodando eu vou ao medico ou nao?

  13. Ontem a noite engoli uma espinha de peixe ,está dolorido meu esôfago quando eu engulo alguma coisa doe tbm .A espinha era pequena não era grande acho que estou machucada por dentro estou com um pouco de medo porque tá doendo .

  14. Engoli uma espinha de peixe de Gó, uma espinha pequena e fina isso foi quinta feira eu ainda sinto ela presa na minha garganta.
    To sentindo um encomoda que parece que eu estou presa o encomoda vai ate pra costa, eu devo me preocupar?
    Oque fazer??

  15. Estava comendo azinha de frango, quando acabei engolindo uma parte pontiagudo do osso, senti ficando próximo da garganta que acabou cortando. No momento não estou sentindo nada. Só o desconforto da ferida. Será que causou algum dano no esôfago ou estômago?

  16. Olá engole uma espinha de peixe grande hoje à tarde depois do almoço,pesquisei de como me livra da espinha já fiz água com sal e tomei
    até azeite mais não adiantou,por favor mim ajudem.

    1. Na maioria das vezes a passagem da espinha pode machucar e deixar essa sensação, que deve aliviar gradativamente. Se persistir procure um médico.

  17. Minha nenê engoliu palito de dente e eu ví ela engolir,foram feitos exames e não foi encontrado,e eu desde o dia coleto as fezes e não saiu.O suco gástrico pode ter deteriorado ele?

  18. Olá boa tarde,ontem de noite eu acabei engolindo uma espinha de peixe,não sei se é grande ou pequena,um pedaço dela saiu mas eu ainda sinto ela na minha garganta,está muito dolorida e acho que está machucada,não sei se a espinha cortou minha garganta ou se é ela presa,eu já tentei de tudo mas não consigo tirar ela,peço ajuda por favor,eu tenho 12 anos.

  19. Boa noite!,eu estava comendo peixe daí acho q engolir um espinho sem quer n contei para os meus pais mais o meu lado direito está doendo sla parece q tem algo preso dentro do meu estômago tô preocupada cmg ñ sei o q fz …ta meio q doendo no meu coração sla q é isto

  20. Meu filho de 15 anos acabou engolindo um pedaço pqno de um palito de dente que estava no bife. De acordo com ele, sentiu algo mais fibroso, mastigou bem e engoliu mas depois sentiu “raspar” a garganta . Pelo que vi faltando do palito me pareceu ser uma lasca de aproximadamente 1 cm. Como foi no jantar, em seguida ele tomou banho e dormiu. Será q há algum problema ? Qto tempo devemos ficar atentos aos sintomas se forem aparecer e quais seriam eles?

  21. Tem uma pequena espinha de peixe enganchada próxima a glândula direita, não consigo falar direito que dói, até pra engolir. Sinto me furando toda vez. O que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *